Generic selectors
Resultados exatos
Buscar por títulos
Buscar por conteúdo
Buscar
Buscar em páginas
Filtrar por categorias
Administração
Assistência e Desenvolvimento Social
Comunicação Social
Desenvolvimento Econômico
Educação
Fazenda
Fundo Social
Gestão e Controle
Governo Municipal
Habitação
Leia Mais
Mais Notícias
Negócios Jurídicos
Obras e Desenvolvimento Urbano
Planejamento e Meio Ambiente
Relações do Trabalho
Saúde
Sem categoria
Serviços e Urbanização
Trânsito e Segurança Municipal
Turismo
Publicado em: 13/04/2018 - Última modificação: 16/04/2018 - 10:40
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Folia do Divino no Rio Acima reúne fiéis em evento tradicional

DOMINGO - Religiosos sairão em procissão da Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, a caminho da Alameda Emídio de Souza



Comemoração do Divino Espírito Santo acontece há mais de 300 anos e caracteriza uma das maiores manifestações culturais da Cidade

Compatilhar:

A Folia do Divino no Rio Acima marca a preparação para a Festa do Divino Espírito Santo, tradicionalmente comemorada em Itanhaém. No domingo (15), às 9 horas, os religiosos sairão em procissão da Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, a caminho da Alameda Emídio de Souza, onde alguns fiéis seguirão de barco e outros de ônibus em direção à capela Nossa Senhora do Livramento, no Jardim Coronel. A comemoração do Divino Espírito Santo acontece há mais de 300 anos e caracteriza uma das maiores manifestações culturais da Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Após a chegada à capela, será realizada uma celebração, para que os fiéis então atravessem o rio rumo à Ilha do Mauricinho, onde é feita a entrada da bandeira em uma das casas, seguida de cantos e orações. Mais tarde, acontecerá um almoço comunitário e a despedida das bandeiras com a reza da Folia do Divino. Assim, todas as bandeiras voltam para seus bairros de origem.

Os fiéis ficam um dia com as bandeiras em suas residências, depois do Carnaval, com cânticos e orações que fazem reza ao Divino Espírito Santo, pedindo pela paz no mundo e bênçãos para os lares. A festa iniciará no dia 12 de maio e se encerra em 3 de junho, sendo que a programação tradicional é cheia de rituais e costumes, como a Noite da Soca, Alvorada Festiva, Abertura do Império, Missa Solene, Encerramento do Setenário e a Procissão do Divino Espírito Santo.


Palavras-chave: , ,