Publicado em: 13/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

USF do Guapiranga será reformada e América recebe investimento em pavimentação

GOVERNO - A iniciativa da Prefeitura foi realizada em comemoração aos 26 anos de fundação do bairro e aos 10 anos da construção da principal praça da região

Diversas secretarias municipais realizaram plantão para atender a população

A população dos bairros do Guapiranga e do América tiveram uma tarde muito especial. O Programa Bairro a Bairro esteve na Praça Jefferson Ítalo Bastos Lima e os moradores foram contemplados com diversas ações de cidadania, atendimento descentralizado, serviços de utilidade pública e atividades de lazer e entretenimento para as crianças. Além disso, foram anunciadas diversas novas ações da Prefeitura na região.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Guapiranga será totalmente reformada e as obras começam já nos próximos dias. Para reforçar a saúde na região, novos médicos serão contratados por meio do concurso público já realizado. A Prefeitura ainda está concluindo a regularização fundiária nos prédios do CDHU e construirá uma nova praça de esportes no bairro do América.

Além disso, no segundo semestre, o América será 100% urbanizado com as obras de pavimentação das últimas vias, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal João Paulo Papa. As vias contempladas serão: Rua Antonio Wilson Pontes Quintas (trecho entre as ruas Alfredo Simões Dias e Mathias de Almeida), Rua José Marciano de Souza (trecho entre as ruas Alfredo Simões Dias e Mathias de Almeida), e a embocadura da Rua Mathias de Almeida com a João Batista Dias.

“É com muita alegria que o Bairro a Bairro está retornando. E vamos levar a todas as regiões da Cidade estes serviços. É um programa inovador, que aproxima a Prefeitura da população, ouvindo e atendendo as demandas”, afirmou o prefeito Marco Aurélio Gomes durante a realização da ação.

A iniciativa da Prefeitura foi realizada em comemoração aos 26 anos de fundação do bairro do Guapiranga e aos 10 anos da construção da principal praça da região. Foi realizada ainda uma homenagem a Jefferson Ítalo Bastos Lima, que dá nome ao local e foi representado por sua mãe Luiza.

BAIRRO A BAIRRO – Em espaço aberto, as tendas de atendimento ofereceram diversos serviços como exames de saúde, renegociações de débitos fiscais, distribuição de mudas, corte de cabelo, distribuição de algodão doce e pipoca, além de orientações sobre saúde e  a programas como o Sebrae Aqui e Time do Emprego.

Diversos setores da Prefeitura realizaram plantão para atender a população, como o Fundo Social de Solidariedade e a secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Educação, Cultura e Esportes, Habitação, Negócios Jurídicos, Planejamento e Meio Ambiente, Relações do Trabalho, Saúde, Serviços e Urbanização e Trânsito e Segurança Municipal.

Além disso, houve o espetáculo de teatro da Cia. de Dança Alexandre Snoop, chamado “Apenas um Estímulo”, pelo Circuito Cultural Paulista. Também houve apresentação do Grupo “Fazendo Arte”, Dança Cigana, Grupo de Dança Freedom e, por fim, show de forró pé de serra com Nanda Queiroz e os Viramundos.

NOVO EMPREGO – Nas tendas do Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI), da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, estava presente o casal Leandro de Almeida Alves, de 30 anos, e Cintia Roberto Oliveira Santos, de 40 anos, moradores do Guapiranga. Ele é controlador de acesso e, em setembro do ano passado, fez o curso de Portaria no Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI), do Programa Mais Oportunidades.

Em menos de dois meses já estava trabalhando no Hospital Regional Jorge Rossmann. “Eu sempre trabalhei na área, mas não tinha curso e certificado. Fiquei 4 anos desempregado e, graças ao CETPI, eu consegui trabalhar com carteira assinada”, comemorou Leandro.

Cintia também fez o curso de portaria e acredita que logo também conseguir um lugar no mercado de trabalho. Eles fizeram o curso nas dependências da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional do Guapiranga. “Com o emprego dele, a nossa vida deu uma melhorada. Tenho fé que vou também conseguir um”.

Palavras-chave: , , ,