Publicado em: 14/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Em tarde de futebol e rugby, Anchieta faz a festa na categoria Cinquentão

ESPORTE - Equipe grená venceu o Savoy por 2 a 1, de virada, pelo Torneio Luiz Gonzaga Dias Filho; mais cedo, jovens da Rede Municipal fizeram uma exibição de “tag rugby”

Sábado esportivo aconteceu no campo do Unidos do Savoy

Neste sábado (14), futebol e rugby movimentaram o campo de futebol da Sociedade Esportiva Unidos do Savoy. Foi definido o campeão do Torneio Luiz Gonzaga Dias Filho, da categoria Master 50: o Esporte Clube Anchieta, que venceu o Grêmio Esportivo Savoy por 2 a 1, faturando o segundo título da competição criada em 2016. Mais cedo, jovens da Rede Municipal de Ensino fizeram uma exibição de “tag rugby”.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Neste ano, o torneio de futebol contou com 10 clubes participantes, reunindo 250 atletas. Como de costume na categoria “Cinquentão”, as partidas aconteceram aos sábados, nos campos vizinhos do Unidos do Savoy e do Grêmio Esportivo Savoy – ambos localizados na Rua Abel Francisco Caniçais.

O time azul e branco ficou próximo da conquista ao abrir o placar da final com o atacante Osmário, encobrindo o goleiro adversário com um toque de cabeça. Mas a reação do Anchieta foi fulminante na segunda etapa, com dois gols de Marcial. Apesar de ter ficado com o vice-campeonato, o Savoy teve o artilheiro Toninho e o goleiro Naldo premiados com troféus individuais; a festa, entretanto, foi vestida de grená.

A competição homenageia “Luizão”, ex-jogador e radialista especializado na cobertura do futebol amador, que faleceu em 2015. A organização fica por conta do próprio Unidos do Savoy. Na primeira edição, curiosamente, Anchieta e Savoy também haviam decidido o título, com o mesmo resultado; já no ano passado, foi a vez do XV do Suarão ficar com a taça.

RUGBY – A atividade deste sábado teve o intuito de divulgar o esporte para o público do futebol. Os jovens da escolinha do Athenas Rugby fizeram uma exibição da modalidade “tag rugby” – ao invés das derrubadas para parar o lance, os adversários precisam apenas puxar uma flanela que fica amarrada na cintura de cada atleta, assim, diminuindo o contato físico e o risco de lesões.

A professora Danusa Alves explicou um pouco sobre os preceitos do esporte: “O rugby é muito mais do que um simples jogo. Essas crianças aprendem diariamente os conceitos de educação, respeito ao adversário, ao torcedor e aos árbitros. São estes os valores que nós transmitimos aos jovens da Rede Municipal que participam das atividades do Athenas”.

O rugby tem origem inglesa e é bastante difundido no Reino Unido, França, Argentina e principalmente em antigas colônias britânicas, como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. É considerado um “primo” tanto do futebol quanto do futebol americano. Uma das particularidades é que o passe para frente é proibido. O objetivo principal é chegar com a bola oval à área do adversário – lance conhecido como “try”.

O Athenas tem a sua escolinha vinculada à EM Noêmia Salles Padovan (Rua Emídio Pereira de Castro, s/nº, Guapiranga), com inscrições na própria secretaria. As aulas em si acontecem no campo da EM Elga Reis, próximo dali, na Rua Antonio Assunção Filho, 210. Na segunda-feira, o treino acontece na versão “tag”, das 13 horas às 14h30; terças e quintas, das 18 horas às 19h30, no formato normal.

Palavras-chave: , , , , , ,