Publicado em: 20/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Encontro entrega selos a agricultores rurais

CAMPO - Evento fez parte das comemorações dos 486 anos de Itanhaém

A agricultura familiar é a grande responsável pela produção da maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

No último dia 20, foi realizado o II Encontro da Agricultura Familiar que entregou 34 Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAFs) a agricultores da Cidade, sendo que 15 foram entregues às mulheres rurais. Elas são as primeiras do país a receber o título que visa identificar a produção feminina, reconhecendo o papel estratégico das mulheres na luta pela garantia da soberania alimentar, promovendo o protagonismo delas no desenvolvimento sustentável. O evento fez parte das comemorações dos 486 anos do Município.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Segundo Simone Barreto, consultora responsável pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, do governo federal, o título é importante porque reconhece o papel da mulher no campo, já que a agricultura é vista somente como ajuda. “É preciso ter equidade de gênero no campo e manter essa diversidade”, acrescentou.

O secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas, completou que o trabalho desenvolvido na agricultura da Cidade é realizado com muita garra, e a entrega dos selos é  resultado disso tudo. “Ficamos muito orgulhosos de nossos agricultores ganharem este selo”.

O prefeito Marco Aurélio Gomes destaca que a entrega dos selos traz segurança aos consumidores: “O dia de hoje é um justo reconhecimento a todo trabalho que é desenvolvido no campo na nossa Cidade”.

SIPAF – O SIPAF é uma ferramenta de visibilidade e valorização dos agricultores familiares, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Seu uso é de caráter voluntário e representa um sinal identificador de produtos, cujo objetivo é fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores, informar e divulgar a presença significativa da agricultura familiar nos produtos.

AGRICULTURA FAMILIAR – É a grande responsável pela produção da maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros. São quase 87% da mandioca, 70% do feijão, 58% do leite, 50% das aves, 59% dos suínos, 46% do milho, 38% do café e 34% do arroz produzidos no país vêm dessa forma de agricultura reconhecida pela diversidade de produção.

Palavras-chave: , , , ,