Publicado em: 07/05/2018 - Última modificação: 25/05/2018 - 11:32

Festa do Divino vai até 3 de junho; Descida do Mastro acontece neste domingo

TRADIÇÃO - Na programação haverá a premiação do XIII Concurso “Letras do Divino” no dia 3

Um dos eventos culturais mais esperados do ano, a Festa do Divino Espírito Santo é realizada há mais de 300 anos em Itanhaém. A edição 2018 está em andamento, com quermesse aos fins de semana até 3 de junho, com ampla praça de alimentação e apresentações culturais promovidas pela Paróquia Nossa Senhora de Conceição de Itanhaém. Já a descida do mastro acontece neste domingo (27) e a premiação do XIII Concurso “Letras do Divino” também no dia 3.

Confira as fotos da abertura com a Noite da Soca

Confira as fotos da Procissão e Solene Erguida do Mastro

Confira as fotos do preparo do pão bento

Confira as fotos do segundo final de semana da Festa

O preparo do tradicional cuscuz aconteceu nos dois últimos sábados, dias 12 e 19. No primeiro fim de semana, houve apresentação musical da Banda Marcial, enquanto a Procissão e Solene Erguida do Mastro, a Missa e o início do Setenário aconteceram no domingo (13). Uma das atrações mais tradicionais da festa, a Abertura do Império aconteceu no sábado seguinte (19). A semana passada também reservou o preparo do pão bento, nos dias 16 e 17, que foi distribuído no domingo de Pentecostes (20), com transmissão da coroa aos festeiros à noite.

HISTÓRIA – O evento foi trazido pelos colonizadores portugueses e tem origem no século XIII. A rainha Isabel “abdicou” de sua coroa, com o intuito de afirmar que, enquanto os problemas do reino não fossem solucionados, quem comandaria seria o Divino Espírito Santo. No Dia de Pentecostes, toda a corte se dirigiu à catedral de Alenquer para depositar no altar-mor a coroa, o cetro e a bandeira. Depois disso, reinou a paz e a tranquilidade. Por esse motivo, a rainha prometeu repetir a cerimônia todos os anos.

Vale lembrar que a celebração começa bem antes da própria Festa, com a Folia do Divino iniciando em fevereiro e percorrendo os bairros da Cidade, passando pelo Rio Acima e terminando com uma missa de encerramento na noite anterior à Noite da Soca.

A celebração também possui três figuras principais: a Imperatriz, o Imperador e o Capitão do Mastro. Os dois primeiros revivem a rainha Isabel e a corte, agora destinados a propagar o Império Divino. Já o último é responsável pela Erguida do Mastro, ato que dá início solene à Festa.

Confira a programação:

DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE (27)

19 horas – Missa e Encerramento da Festa 2018 – Igreja Matriz

20h30 – Solene Descida do Mastro – Centro Histórico

DOMINGO (03/06)

20 horas – Premiação do XIII Concurso “Letras do Divino” e Sorteio do Prêmio “O Divino em Minha Casa” – Igreja Matriz

Palavras-chave: , , ,