Publicado em: 15/05/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:41

Evento em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Materno será segunda e terça

CUIDADOS - Programação especial para as mães terá palestras e orientações sobre os benefícios do leite materno; evento será na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro

Secretaria Municipal de Saúde realiza as consultas de pré-natal e acompanhamento rigoroso das gestantes em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs)

Mamães, atenção. O Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim Paula Vegas) elaborou uma programação especial para conscientizar a população sobre o Dia Nacional de Doação de Leite Materno, datado em 18 de maio. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, segunda(28) e terça (29), das 9 às 16 horas, uma série de palestras e orientações sobre a importância da doação e suas proteínas, vitaminas e gorduras essenciais para a saúde do bebê, um pequeno gesto de carinho que salva vidas. O evento será Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Para estes dias são planejadas palestras e orientações com enfermeiras e auxiliares do Cescrim Paula Vegas. Além das ações de conscientização, as mamães participarão de um café da manhã e chá da tarde. Hoje, o Centro encaminha os frascos a bebês internados no Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém.

O leite, além de nutrir, contribui para o desenvolvimento neurológico das crianças. Com o programa de aleitamento materno, o Município já diminuiu os casos de mortalidade infantil, embora o cadastro de mães doadoras ainda seja escasso. Na geladeira, a durabilidade do leite é de 24 horas, no entanto, quando o frasco está congelado o período se estende para até 15 dias.

Caso a mãe esteja tomando algum medicamento, a equipe deverá ser informada para verificar a qualidade do leite e se estará apto para ser doado. As mães recebem também orientações sobre a alimentação com informações do que deve e o que não deve ser ingerido durante a amamentação.

A equipe da saúde coleta nas residências, às segundas-feiras, os recipientes onde ficam armazenados os leites (pote de vidro com tampa de plástico) que, primeiramente, são levados a Peruíbe para a pasteurização. Na sede, os profissionais verificam se o leite está apropriado para, posteriormente, alimentar bebês prematuros em UTI.

CESCRIM – Quando há risco para a criança, a Unidade de Saúde encaminha a gestante para o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) para o cuidado com a saúde da mulher e da criança com atendimento de pré-natal de alto risco, referência em ginecologia, colposcopia, inserção de DIU, prevenção de câncer de colo do útero e mama, psicologia, primeira consulta do bebê, método canguru, incentivo e apoio para o aleitamento materno, fonoaudiologia (em crianças de 2 a 11 anos).

Palavras-chave: , , , , ,