Publicado em: 16/05/2018 - Última modificação: 25/05/2018 - 11:34

4ª Semana Municipal do Brincar começa com atividades neste sábado na Nova Orla

EDUCAÇÃO - Evento vai de sábado (26) a quarta (30); o tema deste ano é ‘Brincar de corpo e alma’

A abertura será no sábado (26), na Estação de Brincante que será montada na Orla da Praia, das 14 às 17 horas.

Promover e incentivar a brincadeira. Esta é a proposta da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes ao elaborar uma programação especial e divertida para o público das unidades escolares de educação infantil do Município na quarta edição da Semana do Brincar. O evento acontecerá de sábado (26) a quarta-feira (30) e terá como tema ‘Brincar de corpo e alma’, cujo objetivo é mostrar à criança a possibilidade de explorar o mundo das brincadeiras.

A abertura será no sábado (26), na Estação Brincante que será montada na Nova Orla do Centro, das 14 às 17 horas. Entre as atividades previstas, haverá contação de histórias, pintura de rosto, confecção de bonecos de meia, oficina de pipa, jogos e brincadeiras em geral. Além disso, uma feira será montada com o intuito de incentivar a troca de brinquedos, dando oportunidade para as crianças doarem os que não utilizam mais.

Os interessados em doar os brinquedos deverão entregar o objeto no Projeto Lugar ao Sol, localizado no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.

O restante da semana seguirá com atividades brincantes em todas as escolas de educação infantil. Cada unidade terá uma programação diferenciada, com atividades envolvendo as famílias e comunidade escolar. As pessoas podem, inclusive, participar da ação por meio do Click Brincante, registrando sua brincadeira e enviando por mensagem para a página da Prefeitura de Itanhaém no Facebook. As fotos mais criativas, seguindo os critérios de originalidade e estética, serão postadas nas redes sociais.

A capacitação dos professores também faz parte do cronograma, com uma formação voltada justamente ao ato de brincar. O palestrante será o professor acadêmico Tiago Aquino, que acontecerá na terça-feira (29), às 18 horas, no Espaço Cultural Suarão (Praça Nossa Senhora do Sion, 67). Ele já realizou mais de 600 palestras internacionalmente, é comediante e palhaço profissional com formação pela Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria e Jogando no Quintal.

Os profissionais da educação (gestores, professores de creche e pré-escola e educadores) interessados em participar da palestra deverão fazer sua inscrição pelo link http://online.itanhaem.sp.gov.br até o dia 23 de maio.

DATA COMEMORATIVA – A brincadeira é um fator importante para o desenvolvimento de uma infância saudável, já que é no lúdico que as crianças aprendem valores importantes para a vida e, principalmente, para o convívio em sociedade. Por isso, em novembro de 2015 foi sancionada em Itanhaém a Lei Municipal 4.056, que constitui a Semana do Brincar no calendário oficial de eventos da Cidade.

Palavras-chave: , , ,