Publicado em: 03/07/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Guarda Civil Municipal (GCM) ganha Plano de Carreira

VALORIZAÇÃO - A implementação do novo regime traz benefícios à corporação e foi bem recebido pelos guardas e representa um grande passo para a categoria

O prefeito Marco Aurélio Gomes, sancionou dia 2 de julho, a Lei de Plano de Carreira da Guarda Civil Municipal (GCM). O código foi aprovado pela Câmara Municipal de Itanhaém dia 18 de junho. A implementação do novo regime traz benefícios à corporação e foi bem recebido pelos guardas, além de representar um grande passo para a categoria, uma vez que, segundo eles, é a partir desta conquista que a corporação conseguirá alcançar caminhos mais altos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O Plano de Carreira segue as diretrizes do Estatuto Geral das Guardas Municipais, ampara e dá segurança jurídica à atividade da Guarda, permitindo uma maior contribuição na segurança pública da Cidade. O Plano traz ainda um novo quadro de carreira para os GCMs, agora são quatro níveis, identificados pelos algarismos romanos I, II, III e IV, compreendendo os seguintes cargos: entra na corporação como Guarda Civil Municipal 2ª Classe, depois segue ao cargo de Guarda Civil Municipal 1ª Classe, em seguida Guarda Civil Municipal Classe Especial até o cargo de Inspetor. Tudo isso por meio de concurso interno da GCM.

Para o prefeito Marco Aurélio Gomes, a aprovação desse plano da Guarda Civil Municipal é a demonstração do quanto a Administração Municipal está ciente da importância da GCM para a Cidade. “Sabemos que a guarda auxilia as forças policiais em diversas ocorrências, além de cuidar do patrimônio público. É com dedicação que a Guarda Civil Municipal vem trabalhando no auxílio para a diminuição dos índices de criminalidade no Município. Iremos continuar valorizando o trabalho da GCM e buscando fortalecer ainda mais”.

“Esse é apenas o começo da valorização da nossa GCM, vamos trabalhar para que nessa equipe o respeito e a parceria caminhem lado a lado. É nosso dever reconhecer a importância da corporação”, falou Milton Saldiba Passareli de Campos Júnior, secretário de Trânsito e Segurança Municipal.

Antônio Carlos da Silva, comandante da Guarda Civil Municipal, fala da importância do Plano de Carreira para a corporação. “Sabemos o tamanho da responsabilidade que a GCM tem, auxiliando as forças policiais na Cidade, dando sua contribuição na segurança. É com imensa satisfação que o efetivo recebe esse plano; continuaremos atuando na proteção da nossa Itanhaém”.

Além disso, a Administração Municipal vem realizando outras ações para auxiliar a segurança da Cidade:

ILUMINAÇÃO – Nos últimos quatro anos, houve a instalação de mais de 3 mil pontos com luminárias, buscando eliminar áreas escuras de bairros, melhorar as condições de visualização e inibir a ação de marginais no período noturno. Intervenções foram realizadas em pontos dos bairros do Gaivota, Jardim Bopiranga,  Cibratel,  Jardim das Palmeiras, Jardim Oásis, Jardim Regina, Nova Itanhaém, Jardim Grandesp, Sion e Jardim Magalhães.

MONITORAMENTO – A Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), implantou em 2015 a Central de Operações e Inteligência (COI), que realiza monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de Itanhaém. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360°. As outras 32 são modelos fixos que, além de prestarem auxílio às de 360°, também oferecem maior precisão nos registros.

GABINETE DE GESTÃO – O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado pela Prefeitura de Itanhaém, reúne mensalmente as forças ligadas à segurança pública e ao Governo Municipal, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça. Os intuitos são de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local. O GGIM auxilia também na implementação das políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública, estabelecendo uma rede de informações, experiências e práticas de gestão e criando indicadores que medem a eficiência do sistema de segurança pública.

Palavras-chave: , ,