Publicado em: 05/07/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Pensando fora da caixinha: alunos se preparam para mais uma mostra de robótica

SUSTENTABILIDADE - Utilizando apenas materiais recicláveis, os alunos estão construindo um processo de reutilização de água

O objetivo do grupo é construir um filtro que destinará a água do bebedouro a um processo de filtração e reutilização, para ser enviada aos vasos sanitários

Os alunos da EM Maria Aparecida Soares Amêndola se preparam para participar de mais uma mostra de robótica que acontecerá no final do ano. Desta vez, o grupo está elaborando um processo de reutilização de água, cujo objetivo é fazer com que este líquido que escoa do bebedouro possa ser reutilizado nos vasos sanitários, reduzindo o desperdício. Utilizando apenas materiais recicláveis, as ideias vão saindo da imaginação e se tornando realidade. O projeto de robótica é fruto do Programa Aprendizado do Futuro realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A ideia surgiu na Semana da Água, quando foi sugerido aos professores uma atividade relacionada à sustentabilidade e reutilização. O professor e orientador Fábio Gomes Felipe logo pensou em atrelar a temática ao projeto de robótica, e funcionou. Os alunos se candidataram para participar e sugeriram a reutilização da água. O objetivo do grupo é construir um filtro que destinará a água do bebedouro a um processo de filtração e reutilização, para ser enviada aos banheiros.

A escola participa do projeto de robótica desde a instalação no Município, a maioria relacionados à sustentabilidade. No primeiro ano, o tema trabalhado foi energia eólica, no qual o grupo colocou a “mão na massa” para mover um ônibus por meio da energia. No segundo ano, o tema se repetiu, mas voltado para a iluminação de residências e, no terceiro, os alunos simularam um helicóptero pousando no heliporto de um prédio. O tema atual promete solucionar o desperdício de água e abordar a sustentabilidade fazendo alusão à realidade do grupo.

Há 10 anos, o professor Fábio atua na Rede Municipal de Ensino e explicou sobre sua relação com a robótica. “Estou trabalhando com este projeto desde o início da implantação nas escolas. Participando da capacitação, pude enxergar um novo horizonte para a educação em conjunto com a eletrônica. Hoje temos um grupo de 15 alunos desenvolvendo o projeto, todos estão sempre empolgados e bem envolvidos, nós dividimos as tarefas em grupo e de pouco em pouco a união vai fazendo a força”.

A aluna Laura Júlia Bellon Assunção, de 12 anos, está no 7º ano e foi representante da escola no curso de capacitação do Projeto Aluno Monitor Voluntário, realizado no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). “No período do curso tive a oportunidade de aprender diversas coisas sobre robótica e eletrônica. Nós criamos um semáforo e isso estimulou minha criatividade. Futuramente, quero continuar no ramo da robótica e pretendo desenvolver mais projetos”.

APRENDIZADO DO FUTURO — O Programa é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e alcança todos os anos do ensino fundamental. O objetivo é atrelar tecnologia à programação realizada em sala de aula, e os principais investimentos da iniciativa são a distribuição de notebooks para professores, kits com tablets e aulas de robótica aos estudantes do 6º ao 9º ano.

Palavras-chave: , , ,