Publicado em: 25/07/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Projeto ‘Futuro no Esporte’: treino com Gilberto Costa e Rosemiro inspira jovens

OPORTUNIDADE - Meninos e meninas aproveitaram dicas e conselhos de ex-jogadores tanto em palestras motivacionais quanto na prática

As escolinhas de futebol da Cidade marcaram presença no evento, pois quase todas as vagas dos turnos foram preenchidas nos dois dias que o projeto esteve em Itanhaém.

“Não há nada que pague o que sentimos com essas crianças. Não é obrigação, mas é uma forma de retribuição oferecer minha experiência àqueles que precisam após eu também ter sido um sonhador”, diz Gilberto Costa, ex-jogador do time profissional do Santos e do Corinthians, referindo-se aos jovens que participaram do Projeto “Futuro no Esporte”, do Governo do Estado, que ofereceu clínicas de futebol no Grêmio Municipal de Itanhaém nos dias 24 e 25 de julho. Ele é um dos voluntários do projeto, junto com Rosemiro, craque do Palmeiras e da Seleção Brasileira.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Os jovens aproveitaram dicas e conselhos dos ex-jogadores tanto em palestras motivacionais quanto na prática, pois os mesmos treinaram as crianças. O evento foi divido em três turnos com até 50 alunos inscritos em cada, e iniciava com uma palestra dos ex-jogadores na carreta “Futuro no Esporte”. Em seguida, treino com os fundamentos do esporte e as atividades encerravam com uma partida.

Rosemiro ressaltou como se sente feliz em fazer parte do projeto. “Antigamente não tínhamos acesso ao futebol tão facilmente quanto esses jovens que podem ver o futebol do mundo inteiro através da televisão. Então, minha felicidade é ver como cresceram as chances da mudança de vida das crianças e poder ajudar com minha experiência.”

Os dois jogadores também explicaram que o foco do projeto não é a procura de talentos, mas que consequentemente eles observam crianças que se destacam e às vezes as indicam quando perguntados pelos clubes. Desta forma, o projeto chamou atenção das escolinhas de futebol da Cidade que marcaram presença no evento, pois quase todas as vagas dos turnos foram preenchidas nos dois dias em que o projeto esteve em Itanhaém.

Anna Julia, 14 anos, Aline Gardner, 18, Ananda Andrade, 14, e Rherieth Aparecida, 13

No primeiro dia, o campo foi praticamente tomado pelos meninos. Porém, entre eles, um grupo de garotas representou o futebol feminino da Cidade. Ao lado das amigas Anna Júlia, 14 anos, Aline Gardner, 18, e Rherieth Aparecida, 13, estava Ananda Andrade de Souza, 14 anos, que inspirada pela artilheira da seleção brasileira feminina, Marta, tem o sonho de ser jogadora de futebol. “Vim com minhas amigas porque adoro jogar futebol e quero isso para minha vida”, explica a garota que com apoio da família, se reveza entre zaga e ataque nas partidas.

Palavras-chave: , , ,