Publicado em: 26/07/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Conheça Zwarg, um personagem que faz parte da história de Itanhaém

HISTÓRIA - A fascinação do artista pela Cidade e pelo Litoral foi a inspiração necessária para registrar em suas obras os encantos de Itanhaém

Reconhecido em todo o Brasil, a paixão de Ernest Zwarg Júnior era por Itanhaém.

Há 93 anos, em 29 de julho de 1925, nascia Ernest Zwarg Júnior, ambientalista que promoveu movimentos ecológicos em defesa do litoral sul de São Paulo, focando em Itanhaém. Iniciou o “Correio do Litoral”, sendo também editor e responsável pelo “Jornal de Itanhaém”. Participou da composição da Câmara Municipal entre 1969 e 1988. Dentre suas muitas habilidades, se destaca o talento para arte musical. Junto de seus irmãos Antônio Bruno e Tino Zwarg, compôs diversas obras como hinos, músicas e poesias.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Nascido na cidade de Piracicaba morou algum tempo na capital paulista com seus pais e irmãos. A família mudou-se para Itanhaém em 1950. Foi jornalista e editor responsável pelos primeiros jornais do Município, que tinham como proposta trabalhar pelo engrandecimento e boa divulgação da segunda Cidade mais antiga do Brasil.

Itanhaém é rica em história, belezas naturais e cultura, a qual Ernest Zwarg em sua canção “Itanhaém magia” cita como “a namorada do mar”. Sua paixão pelo Litoral e especialmente pela Cidade é evidente na maioria de suas composições.

Zwarg também integra a cronologia política do Município, pois foi vereador por três mandatos. O primeiro foi entre 1969 e 1972. Os dois últimos foram consecutivos. O segundo aconteceu entre 1977 e 1982, onde a partir de 1981 atuou como 2º Secretário e em seu terceiro mandato atuou como 1º Secretário entre os anos de 1983 e 1988.

Defendeu a ecologia na região que abrange a Baixada Santista até Cananéia, principalmente Itanhaém, e também a atual Estação Ecológica da Juréia. Esta área de preservação ambiental foi livre da instalação de uma usina nuclear graças a Zwarg, que lutou pela causa, pois intercedeu e levou o governo a abrir mão de seu plano.

Ernest Zwarg Júnior morou a maior parte de sua vida na Cidade, onde faleceu aos 84 anos, em 25 de agosto de 2009.

IRMÃOS ZWARG – Antônio Bruno Rocha Zwarg, conhecido pelo nome artístico de Antônio Bruno é músico compositor, cantor e arranjador. Tem participação especial no Hino da Cidade, no teclado, como consta na Ficha Técnica do Hino Municipal da Cidade.

Ascendino Zwarg também foi compositor de muitas canções sobre Itanhaém. É conhecido como “Tino”, provável abreviação e apelido de seu nome. Ernest, Antônio Bruno e Tino compuseram “As Músicas do Litoral”, coleção de canções sobre Itanhaém e o Litoral, que rendeu três LPs.

Por tamanha admiração a Itanhaém, a qual os irmãos abrilhantaram ainda mais por meio de cada composição, a Lei Municipal Nº 4.135 de 26 de Dezembro de 2016, institui toda segunda semana do mês de junho de cada ano, a Semana Cultural Irmãos Zwarg, para homenagear estes célebres artistas.

Palavras-chave: , ,