Relações Institucionais
Publicado em: 30/07/2018 - Última modificação: 01/08/2018 - 16:29

Itanhaém assina termo com a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA)

AVANÇO - O Banco de Alimentos Municipal José Francisco de Oliva Júnior agora faz parte da RBBA, juntando-se aos 43 bancos que possuem participação aprovada na rede

O Banco de Alimentos é responsável por atuar no combate à fome no Município por meio da arrecadação de alimentos provenientes de doações

No último dia 18, o prefeito Marco Aurélio assinou o termo de compromisso e participação da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), que dá a possibilidade do Banco de Alimentos Municipal José Francisco de Oliva Júnior obter maior apoio e recursos do governo federal, certificado de funcionamento e participar de eventos e capacitações específicas. A RBBA estimou a existência de 218 bancos em funcionamento em todo país, entretanto, somente 43 possuem participação aprovada na rede, incluindo agora o Municipal.

O termo valida suporte ao Banco de Alimentos da Cidade e oportunidade de desenvolvimento do mesmo, pelos benefícios oferecidos pela RBBA, rede instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e que possui iniciativas para reduzir o desperdício de alimentos e promover alimentação adequada, que é direito humano, por meio da inserção regional e nacional de bancos de alimentos pelo país, com intuito de proteger os municípios contra a insegurança alimentar.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Caldas, o Banco de Alimentos representa muito bem a política de empreendedorismo e melhor qualidade de vida. A adesão à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos é mais um êxito e reconhecimento do trabalho de Itanhaém na segurança alimentar.

BANCO DE ALIMENTOS – O equipamento público inaugurado em 2007 e reinaugurado em 2017, agora em sede própria, é responsável pela implantação de importantes programas como o Coleta Urbana (Redução de desperdício de alimentos), PAA – Programa de Aquisição da Agricultura Familiar/Compra para Doação Simultânea, Feiras da Agricultura Familiar, e PAA/PNAE (Compras da Alimentação Escolar) em parceria com a Secretara de Educação, ações que vem contribuindo de forma efetiva para a  geração de renda de agricultores familiares e pescadores artesanais.

Palavras-chave: , , ,