Publicado em: 01/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Alpinista Rodrigo Raineri apresenta projeto a Itanhaém

TURISMO - Esportista conversou com as autoridades do setor

Projeto tem intuito de consolidar, organizar e fornecer dados turísticos, buscando fixar o turista na região

Representantes de turismo de Itanhaém receberam na última terça-feira (31) o alpinista e empresário Rodrigo Raineri. O engenheiro formado pela Unicamp visitou a Cidade e em conversa com o secretário da pasta, Eliseu Braga Chagas e as demais autoridades do setor, apresentou seu projeto que visa desenvolver o setor regionalmente em uma nova plataforma digital.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Encontro debateu a falta de informações claras e consistentes nos atrativos dos municípios, bem como os inventários turísticos também carentes de informação e desatualizados. O projeto tem intuito de consolidar, organizar e fornecer dados, buscando fixar o visitante na região, esclarecendo informações que ligam as cidades, fomentando assim, o turismo regional. Seu público-alvo são as estâncias turísticas, os Municípios de Interesse Turístico (MITs) e quaisquer outros locais interessados.

Deste modo, padronizar e classificar os inventários turísticos existentes (taxonomia), bem como detectar os potenciais pontos turísticos extrainventários, potencializando as regiões por meio da divulgação das informações é o objetivo da plataforma em desenvolvimento por Raineri, que cadastra os dados por meio de duas equipes, a de turismo e de tecnologia.

Segundo o idealizador do projeto, Rodrigo Raineri, Itanhaém é uma Cidade com grande potencial turístico. “Eu tenho lembranças da minha infância aqui, e visitando-a agora, vejo diversos pontos que trabalhados, poderão ser muito divulgados no turismo, pois além das belas praias, o Município oferece várias outras opções”, destaca o esportista.

O secretário de Turismo, Eliseu Braga Chagas, ressalta a importância do conhecimento de projetos como este. “A análise de estudo de ferramentas que fomentam o turismo é importante para a Cidade, pois o setor é um dos principais estímulos ao desenvolvimento nos municípios. Por isso, precisamos estar atentos ao avanço tecnológico, conhecendo novas ferramentas de gestão.”

O projeto possui três fases até o sucesso, são elas: levantamento de informações, taxonomia e gestão de conteúdo na plataforma e, por fim, disponibilização e relatórios dos dados obtidos.

Palavras-chave: , , ,