Publicado em: 01/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:34

Natan e mais 18 mil estudantes voltam às aulas; aluno comemora reencontro com amigos

ESCOLAS - Atividades retornaram na manhã desta quarta-feira (1º), em todas as escolas municipais

Com as baterias carregadas, após o recesso escolar, mais de 18 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino retornam às salas de aula nesta quarta-feira (1º). Mais uma jornada se inicia com investimento em qualidade de ensino, levando em conta a missão de formar cidadãos conscientes e críticos. O aluno Natan Augusto Cursino, de 9 anos, da Escola Municipal Maria Graciette Dias, reconhece esta responsabilidade. “É importante se dedicar agora para ter uma carreira promissora no futuro”.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Claudinéia Cursino Augusto é mãe do Natan e do Enzo, de 3 anos, ambos estudam na mesma escola. Ela sabe o peso que a educação terá sobre a vida dos filhos e isso é constantemente lembrado. “Neste período, curti bastante meus filhos em casa. Mas agora é o momento de voltar para as aulas. Meu desejo é que ele – Natan – aproveite o conteúdo escolar o máximo possível. A expectativa é grande para que ele possa retomar mais tranquilo e se dedicar às provas”.

O merecido descanso chega ao fim. Com uma pergunta um tanto comum, a professora dá continuidade às atividades pedagógicas na sala de aula: preparados para a volta às aulas, pessoal? Um sonoro sim dá o gás que faltava para que os projetos fossem apresentados aos estudantes.

“É um presente trabalhar aqui. Tenho muitos projetos para fazer nesta reta final. Eles são bons alunos, com grande potencial. Neste semestre, vamos trabalhar a leitura e simulados, preparando-os para a Prova Brasil que será o ano que vem”, explica a professora do 4º ano, Ariane Stanchi.

No intervalo, Natan confessa: “Ficar em casa é bom, mas eu já estava com saudades dos meus amigos”. Ele aproveitou o tempo livre para contar aos colegas o que fez neste tempo. “Assisti alguns filmes, seriados e viajei com a minha família. Agora é o momento de focar nos estudos. Estou muito feliz”.

ÍNDICE – A Prova Brasil é o termômetro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador para medir a qualidade do ciclo básico do ensino brasileiro. Itanhaém teve saldo positivo na nota em decorrência de um trabalho sério realizado no Município há muitos anos.

Atualmente, a média da Cidade no Ensino Fundamental I é 6,2; resultado que já ultrapassou a meta de 2019, que é de 6,1. Além disso, superou a média nacional e está perto da paulista. E os resultados não param por aí: 66% dos alunos obtiveram um bom desempenho em Língua Portuguesa e 61% em Matemática.

Palavras-chave: , , ,