Serviços
acessibilidade



Publicado em: 06/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:33
[email protected]

Banco de Alimentos Municipal apresentará iniciativa inovadora no Projeto Bota na Mesa

NOVO - Proposta é uma das 14 selecionadas em um processo com 68 iniciativas apresentadas ao projeto por municípios de todo o país



Banco de Alimentos apresentará a iniciativa “Inclusão do Milho Guarani na Alimentação Escolar Indígena”, alimento considerado sagrado pela cultura indígena

Compartilhar:

Na próxima quarta-feira (8), o Banco de Alimentos de Itanhaém participará do 1º encontro com a rede de organizações mobilizadas, idealizado pelo Bota na Mesa, e apresentará a iniciativa “Inclusão do Milho Guarani na Alimentação Escolar Indígena”, que propõe a revitalização das sementes específicas do Milho Guarani para o plantio, fixação a terra, colheita cerimonial e aquisição para a preparação da alimentação escolar indígena. O alimento é considerado sagrado pela cultura, e a proposta é uma das 14 selecionadas em um processo com 68 iniciativas apresentadas ao projeto por municípios de todo o país.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O Bota na Mesa tem por iniciativa buscar a inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos em centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. Entretanto, isto é um desafio, e a proposta de mobilizar agricultores, varejo, indústria, governos, organizações da sociedade civil, financiadores e consumidores tem por objetivo construir e disseminar diretrizes públicas e empresariais para esta inclusão.

São quatro fases que possibilitam alcançar este objetivo: a articulação de temas que contribuam na inclusão e a elaboração de agendas para os grupos de trabalho; a construção de diretrizes públicas e empresariais nos grupos; a convocação dos casos de inovação que podem trazer resultados após a construção dessas diretrizes; a construção conjunta de soluções a partir das diretrizes criadas nos grupos, com a divulgação de casos de sucesso na implementação.

O encontro que será realizado nesta quarta (8) é a terceira etapa do processo, pensada para conectar a construção das ideias a outros projetos que inovam em suas práticas e promovam a inclusão. Para os critérios de avaliação, são considerados o grau de inovação da ideia, a conexão com os temas prioritários do Bota na Mesa, a força de contribuição para a inclusão da agricultura familiar e o potencial de escala e replicabilidade.


Palavras-chave: , , ,