Publicado em: 16/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Prevenção: agentes de endemias visitam escolas da Rede Municipal

CONHECIMENTO - Atividade faz parte da Semana de Orientação contra o Aedes Aegypti nas Escolas Municipais

Você sabia que até mesmo um papel de bala descartado de forma incorreta pode ser foco do mosquito Aedes Aegypti? Na última quarta-feira (15), os alunos da EM Bernardino de Souza Pereira receberam uma palestra de orientação sobre o mosquito, que despertou a responsabilidade social e a prevenção em pequenos gestos. A atividade faz parte da Semana de Orientação contra o Aedes Aegypti nas Escolas Municipais, que iniciou na última segunda-feira (13).

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Latas de refrigerante, tampas de garrafas e embalagens devem ser descartadas de forma correta, assim como objetos que podem acumular água precisam ficar longe da chuva ou armazenados em lugares cobertos.

Os alunos acompanharam o estágio de vida do mosquito, as doenças transmitidas e receberam dicas de como prevenir o foco aplicando sal grosso no ralo dos banheiros que não são de uso contínuo, trocando a água dos animais de estimação diariamente, entre outras ações.

“Falar sobre recipientes que podem se tornar focos do mosquito é importante para que eles entendam que a prevenção também envolve a responsabilidade ambiental. Orientar no âmbito escolar, é saber que a informação será multiplicada”, afirma a agente de endemias Sandra Santos que é responsável pelo setor educativo Informação, Educação e Comunicação (IEC) da prevenção nas escolas.

A aluna Ana Beatriz Salviano da Conceição, que está no 8º ano, afirma a importância da visita. “Orientações como essas são muito importantes, além de reforçar a prevenção, recebemos dicas e conhecemos coisas novas, como o clico de vida do mosquito e as doenças transmitidas”. O mosquito Aedes Aegypti é transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.

Palavras-chave: , ,