Publicado em: 17/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Robótica nas escolas? Sim, professores e monitores recebem kits para 6ª Mostra

TECNOLOGIA - Atividades têm introduzido os alunos da Rede Municipal de Ensino ao universo tecnológico, abordando nas aulas as disciplinas de matemática, inglês, geografia e ciências

É a educação na era digital. E nas escolas municipais as atividades de robótica têm introduzido os alunos da Rede Municipal de Ensino, desde 2014, ao universo tecnológico e se tornado uma ferramenta para ensinar diferentes disciplinas, como matemática, geografia, ciências, histórias, língua portuguesa e inglês, aliadas ao trabalho em grupo, o raciocínio, a lógica e a criatividade. E na última quinta-feira (16), professores e monitores receberam da equipe da Coordenação de Informática Educacional kits com peças para a elaboração de maquetes que serão apresentadas na 6ª Mostra de Robótica Educacional em 8 de novembro.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Além dos kits, eles receberam orientação sobre o uso da tecnologia para a construção de maquetes, com o uso de materiais recicláveis e softwares avançados, que apresentam, em sua maioria, ideias inovadoras e soluções conscientes para minimizar os impactos causados pela humanidade ao meio ambiente. O evento reúne estudantes dos 5º aos 9º anos do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais. Geralmente, os trabalhos são produzidos a partir de papelão, plástico, cobre, alumínio, entre outros objetos.

“Na minha escola, trabalho com a sala inteira, todos interagem. Primeiramente, nós vamos separar os estudantes por grupos e explicar como é o programa, como devem mexer e aonde ligar. Essa aula passo a passo facilita muito porque pelo menos eles vão ter noção na prática como devem manusear este software”, ressalta a professora Karine Cristina Romero de Carvalho, da Escola Municipal Profª Filomena Dias Apelian.

O jovem Rafael Barranco Jafet Slivak é monitor de escola e está aprendendo os caminhos da robótica. “Quando professores participam do mesmo encontro que a gente, as ideias se encaixam melhor porque é o mesmo aprendizado. Estou animado com que o que virá nos próximos meses”.

Palavras-chave: , , , ,