Publicado em: 20/08/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite encerra nesta sexta

PREVENÇÃO - Desde o início da campanha foram imunizadas 3.814 crianças contra poliomielite e 3.845 contra sarampo

Conforme orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 a 4 anos e 11 meses devem tomar a vacina

Na última semana de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, o Município faz um alerta aos pais e responsáveis por crianças de 1 a 4 anos e 11 meses que ainda não foram protegidas: a imunização acontecerá até sexta-feira (31), nas Unidades de Saúde da Família (USFs) que funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. A vacinação é fundamental para a defesa do organismo contra doenças infectocontagiosas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A campanha, que iniciou no dia 4 de agosto, tem o intuito de reduzir o risco da reintrodução da poliomielite no país e os casos de sarampo e rubéola que voltaram a circular em alguns estados. Em Itanhaém, a meta é imunizar 5.242 crianças, que representa 95% da população.

Desde o início da campanha, foram vacinadas 3.868 contra poliomielite, representando 73,79% da meta, e 3.899 contra sarampo (74,38%). Ainda faltam 1.374 doses a serem aplicadas contra pólio e 1.343 de sarampo, o que corresponde a 41,83% da população que ainda não foi vacinada.

Considerada erradicada do país, a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Já o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

As vacinas aplicadas são a tríplice viral, que além do sarampo previne rubéola e caxumba, e contra a poliomielite. Além das crianças, adultos também podem atualizar a carteira de vacina e se prevenir contra o sarampo. A imunização também acontece nas creches e escolas municipais. Durante o período da campanha, uma equipe da vigilância epidemiológica está vacinando nestes locais.

Confira os endereços das USFs:

Região Local
USF Belas Artes Rua Henrique Júlio de Lima, 112, Belas Artes