Publicado em: 19/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Itanhaém participa da Campanha Mares Limpos, da ONU; ação de limpeza acontece domingo

AÇÃO AMBIENTAL - Além da coleta de resíduos, na sede do Instituto Gremar, acontecerá exposições, shows e feira de troca de livros e brinquedos

A ação acontecerá das 9 às 11 horas e terá como ponto de encontro o início da Nova Orla

Em alusão à campanha Mares limpos, instituída pela Organização das Nações Unidas Meio Ambiente, a Prefeitura de Itanhaém, em parceria com o Instituto Gremar, realizará um mutirão de limpeza na praia do Centro, conhecida como “Praião”. A ação acontecerá neste domingo (23), das 9 às 11 horas, e terá como ponto de encontro o início da Nova Orla, próximo ao #Itanhaém. A população está convidada a levar o próprio material como luvas de borracha que evitam acidentes. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link preenchendo os dados no formulário.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Além da coleta de resíduos, instituições e projetos que protegem o ecossistema marinho e o meio ambiente estarão presentes realizando atividades recreativas e exposições em stands, das 9 às 14 horas. O público infantil poderá participar da feira de troca de livros e brinquedos que será realizada pelo Grupo Conexão, Criança e Natureza. Às 11 horas a banda Psycossauro Rock Club agita os participantes e às 13h, é a vez da banda Raiz do Trono. O evento acontecerá em frente ao Instituto Gremar, situado na Avenida Presidente Vargas, altura do número 611, Centro.

Para a coleta dos resíduos, os participantes não podem se esquecer de usar protetor solar, vestimenta confortável e não carregar peso. Todos os resíduos coletados passarão por uma triagem de separação e serão encaminhados para balanceamento da quantidade recolhida. Os dados serão enviados para uma organização ambiental, que realiza análises do lixo recolhido em rios e praias.

A ação contará com a participação dos grupos Conviver, Viver Bem, Rotaract Itanhaém, alunos de escolas municipais e estaduais, voluntários e outros órgãos e organizações que colaborarão para a realização do evento.

INSTITUTO GREMAR – Responsável pela pesquisa, educação ambiental e gestão da fauna, a organização não governamental atua desde 2004 com equipes multidisciplinares no monitoramento, resgate e reabilitação de animais marinhos. A iniciativa realiza palestras, ações de conscientização e oferece cursos para profissionais das áreas de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental.

CAMPANHA MARES LIMPOS – Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a ação parte do principio de que até 2050 poderemos ter mais plástico do que peixes no mar. Com atividades desenvolvidas pelo poder público juntamente com a sociedade civil, a organização pretende reduzir, combater e conscientizar a população sobre o impacto ambiental que a poluição em mares e rios pode causar no futuro.

Palavras-chave: , ,