Publicado em: 20/09/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:31

Crianças e adolescentes discutem sobre seus direitos como cidadãos

CONFERÊNCIA LIVRE - As conferências livres preparam os jovens para que sejam cidadãos participativos na sociedade

A conferência aconteceu na Associação de Dança de Itanhaém (ADI)

Na quarta-feira (19), crianças e adolescentes do Guapurá tiveram a oportunidade de discutir sobre seus direitos e reivindicar por melhorias no âmbito social e escolar por meio de uma conferência livre que aconteceu na Associação de Dança de Itanhaém (ADI). A ação é uma realização do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) juntamente com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que vem realizando conferências livres que debatem os direitos humanos desta faixa etária.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Estimular a autonomia e o protagonismo juvenil no desenvolvimento de ações que garantem os direitos humanos de crianças e adolescentes é o objetivo das conferências do conselho. Por meio de cinco eixos são discutidas questões como investimentos em políticas públicas, prevenção da violência e gestão e controle social.

O presidente do CMDCA, Fernando Ferreira Curcio que também é orientador social e integrante da ADI, ressalta a importância das conferências livres. “Ações como essas dão a oportunidade para o jovem se expressar e reivindicar pelos seus direitos como cidadão. A participação de todos é surpreendente, nas conferências anteriores crianças e adolescentes participaram efetivamente propondo melhorias e sugerindo a introdução de mais atividades culturais, esportivas e educativas nas escolas e nos bairros”.

“As conferências livres podem ser consideradas como um momento de reflexão e preparam o jovem para que sejam cidadãos participativos, saibam refletir sobre seu cotidiano, tenham opinião própria e saibam exigir o que é de direito”, afirma a vice-presidente e assistente social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Josiane Maria Caetano Arrivabene.

Gabriela Aparecida Rodrigues da Silva, de 13 anos, participa do núcleo de atividades culturais e conta como foi participar da conferência. “Gostei muito de participar, atividades como essas poderiam acontecer frequentemente e se estender por todos os bairros, assim podemos debater e reivindicar nossos direitos”.

CONFERÊNCIAS – Ainda acontecerá mais uma conferência livre no dia 26 de setembro, na Associação Crescer e Viver com Itanhaém. No dia 17 de outubro será realizada a Conferência Municipal no Centro de Convenções Miguel Reale, onde serão eleitos delegados para as conferências estaduais, de acordo com o número estabelecido pelas comissões organizadoras estaduais.

Palavras-chave: , ,