Publicado em: 15/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27

Encontro discutirá sobre a gestão das bacias hidrográficas na Baixada Santista

MEIO AMBIENTE - Diálogo colocará em pauta a preservação dos rios e seus afluentes

O encontro acontecerá no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, situado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, Ivoty

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, convida ativistas ambientais, organizações e representantes de movimentos sociais atuantes na preservação ambiental da região para participar de um diálogo sobre o papel que a sociedade desempenha na preservação dos rios. O encontro acontecerá nesta quinta-feira (18), das 13h30 às 17 horas, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, situado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, Ivoty.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O encontro está inserido no Programa de Comunicação Social do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS) e abordará a temática: “Água, o elemento que nos une”.

Um dos objetivos da ação é apresentar aos participantes as atividades exercidas pelo CBH-BS e estreitar laços entre iniciativas da região que buscam a preservação do meio ambiente. O diálogo será ministrado por instituições ambientais que representam os municípios de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe no curso de Educomunicação Socioambiental e Recursos Hídricos.

Roseli Raunaimer, coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e aluna do curso de Educomunicação Socioambiental e Recursos Hídricos comenta a importância da aproximação da comunidade com o CBH-BS. “Esse momento é muito importante para a população e região, pois além de garantir maior entendimento do papel de cada um na preservação e manutenção dos recursos hídricos, o encontro possibilita o diálogo e conhecimento dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica da Baixada Santista”.

BACIAS HIDROGRÁFICAS – São as áreas ou regiões de drenagem de um rio principal e seus afluentes. Isso quer dizer que, vindos do alto da serra, dos fios de água da pedra, os rios oferecem suas águas para a população da Região Metropolitana da Baixada Santista que são usadas para tomar banho e beber, por exemplo. Na Baixada Santista os principais rios são: Cubatão, Mogi, Quilombo, Itapanhaú, Itatinga, Guaratuba, Itanhaém, Branco e Preto.

Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista – A iniciativa que é formada por representantes dos municípios e estado, conta com a participação de empresas e a sociedade civil para assumir a responsabilidade ambiental quanto à proteção de rios e nascentes, no cuidado com as necessidades da população em questões que se referem à água, dentre outras ações.

Palavras-chave: , ,