Publicado em: 18/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27

Plataforma on-line facilita registro sobre gestão de resíduos em construções

TECNOLOGIA - Para obter acesso ao sistema, profissionais e técnicos da construção civil deverão comparecer à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente

Com o intuito de desburocratizar e acelerar os processos de aprovação em projetos de construções civis, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente desenvolveu o Sistema Municipal de Gestão de Resíduos (Simger), mecanismo que faz o registro preliminar dos detritos que serão gerados em obras. Agora, engenheiros, arquitetos e demais técnicos da área, poderão fornecer informações quanto à quantidade de resíduos que serão produzidos em uma construção de forma ágil e rápida, pela plataforma online.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Para obter acesso ao sistema, profissionais e técnicos da construção civil deverão comparecer à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, das 9 às 16 horas para pedir o anexo 1 (listagem da documentação necessária para fazer o cadastro). O local fica na Prefeitura, no bloco 2, sala 12, situada na Avenida Washington Luiz, 75, Centro.

O Simger agrega informações sobre os projetos, bem como a quantidade de resíduos que serão gerados durante o curso da construção. Registradas as informações, o documento é analisado pelos técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para que seja homologado. Em casos de falta de dados, o responsável é notificado pelo próprio sistema.

A informatização do processo traz não só a agilidade, mas também a diminuição no gasto de papéis, como afirma Ruy Santos, secretário de Planejamento e Meio Ambiente. “A plataforma representa o cumprimento da legislação quanto à destinação de resíduos vindos da construção civil, além disso, o recurso anexará menos documentos aos processos e facilitará a aprovação dos mesmos”.

Segundo a Lei Municipal nº 4.111, os geradores de resíduos da construção civil, resíduos verdes e resíduos volumosos são responsáveis pela gestão e destinação final ambientalmente adequada dos mesmos. O documento contém a classificação dos materiais, como devem ser descartados, além de outras informações.

Palavras-chave: , ,