Serviços
acessibilidade



Publicado em: 19/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Treinamento ensina a comerciantes medidas adequadas na manipulação de alimentos

FORMAÇÃO - O treinamento dividido em duas partes instruiu comerciantes de diferentes áreas dentro do ramo alimentício



A palestra foi ministrada por fiscais sanitários

Compartilhar:

Na tarde da última quinta-feira (18), comerciantes do Município participaram de uma palestra sobre manipulação de alimentos no ambiente de trabalho, ministrada pelos fiscais sanitários Leopoldo Fernandes da Rocha e Lucas Rocha Araújo, do Departamento de Vigilância em Saúde. A atividade foi realizada na sede da Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém (ACAI).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Ao longo de toda a palestra, com auxílio de slides explicativos, o público pode aprender sobre limpeza do estabelecimento, como a cor das paredes da cozinha, que precisam ser claras e no mínimo ter o revestimento feito de azulejo liso até 2m de altura. Mais alto que isto pode ser utilizada tinta clara lavável. A medida é exigida para facilitar a limpeza e evidenciar facilmente a sujeira.

Dentre as instruções foi passado ainda um modelo de tabela para que o comerciante tenha um cronograma de limpeza de cada local do estabelecimento. Foi explanado como deve ser efetuada a desinfecção de alimentos, cuidado com a área externa do estabelecimento, materiais adequados para manusear o alimento, quando o óleo deve ser descartado, além de boas práticas de higiene no local de trabalho. A palestra realizada fez parte do treinamento que iniciou na segunda-feira (15). No primeiro dia os participantes foram instruídos da forma correta a armazenar os alimentos que servirão no cardápio.


Palavras-chave: ,