Publicado em: 29/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:26

Profissionais da educação colaboram para a construção do Currículo Paulista

AVALIAÇÃO - Professores e gestores se reuniram para partilhar e encaminhar sugestões sobre as diretrizes do documento

Um currículo que visa ampliar a qualidade da Educação Infantil e Fundamental vem sendo elaborado no estado de São Paulo. Para colaborar na construção do documento, professores e gestores da Educação Infantil e Fundamental estão se reunindo para analisar, compartilhar e enviar ideias que complementem a elaboração da medida. Os encontros aconteceram no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O Currículo Paulista surgiu a partir da necessidade de uma base plural que agregasse as redes estaduais e municipais de ensino do estado de São Paulo. Orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a implementação tem o intuito de garantir a qualidade e equidade no processo de aprendizagem da Educação Infantil e Fundamental.

Ainda em processo de construção, o documento passará por algumas versões. A versão zero apresentou propostas e coletou informações para dar início a elaboração do currículo. Já a versão 1, a qual professores e gestores estão encaminhando suas sugestões, tem o intuito de realizar encontros regionais com representantes e profissionais das redes municipais e estaduais de ensino para realizar a organização dos textos e organizadores curriculares.

Composta por professores e gestores da Educação Infantil e Fundamental, a comissão de análise do Currículo Paulista se reunirá para partilhar e encaminhar sugestões sobre as diretrizes do documento até o dia 30 deste mês. Todos os profissionais da área da educação participarão deste processo colaborativo.

VERSÕES – A versão 1 dará prosseguimento a seminários regionais que estão sendo realizados com o intuito dos participantes discutirem e realizarem propostas referentes às questões da educação integral, do desenvolvimento de competências, da progressão da aprendizagem e da coerência quanto à unidade e integralidade em todo o documento. O lançamento do Currículo Paulista está previsto para dezembro deste ano.

Palavras-chave: , ,