Publicado em: 31/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:26

Cemitérios são preparados para sexta; saúde faz ação preventiva contra o Aedes

PREPARATIVOS - Há um alerta especial para este ano do setor de Controle de Endemias sobre o cuidado com vasos de plantas que são deixados nos locais

Nesta sexta-feira (2) é celebrado o Dia de Finados. Por conta disso, familiares e amigos aproveitam para homenagear entes queridos já falecidos. Os dois cemitérios municipais, nos bairros do Centro e Jardim Coronel, prepararam uma programação especial para a data, com celebração de missas. Porém, há um alerta especial para este ano do setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde sobre o cuidado com vasos de plantas que são deixados nos cemitérios.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

No Jardim Coronel, a missa será celebrada a partir das 16 horas, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, s/nº; no Centro, o início também está marcado para as 16 horas, na Avenida Rui Barbosa, 465. Os dois locais passaram por um mutirão de limpeza na semana que antecede o feriado e ficarão abertos das 8 às 18 horas. Excepcionalmente, também poderão ser visitados no domingo.

FLORES – Nas vésperas do feriado, ocorre um tradicional aumento nas vendas de flores. E, se a data comemorativa atrai aqueles que desejam fazer homenagens, por sua vez, turistas e moradores também aproveitam o dia para passear. Por isso, outros produtos também são requisitados nos comércios, como cestas e ursos de pelúcia.

ALERTA – O ato de ofertar flores, guirlandas, fotos e outros presentes aos entes queridos nas lápides é a expressão do amor e consideração que se tem por aquela pessoa que já partiu. Porém, para vasos de planta em especial, vale a dica de ter o cuidado de preencher o prato base e o vaso com terra, posicionando-os em local que se manterá seco quando for presenteado. O setor de Controle de Endemias, da Vigilância Sanitária, realiza atividades educativas e orientação por meio de cartazes fixados nos Cemitérios. Um stand da saúde está nesta quinta-feira (1º), meio período, nos cemitérios do Coronel e do Centro.

“A população deve estar atenta quanto aos vasinhos de planta que nesta época do ano são mais comuns e em maior quantidade nos Cemitérios, pois acumulam águas da chuva e propiciam a proliferação do mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti”, diz Sandra Santos, agente de endemias.

Palavras-chave: , , , ,