Publicado em: 02/11/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:26

Conheça a história da Cidade em uma visita ao Centro Histórico

FIM DE SEMANA - Passeio é uma opção de divertimento gastando pouco; programação é voltada à família

Para quem está em busca do que fazer neste fim de semana, o Município oferece diversas opções de lazer para toda família. Uma boa opção é o Centro Histórico, um ambiente que permite uma volta ao passado sem precisar gastar muito. No local, podem ser visitados o Museu Conceição de Itanhaém, a Pinacoteca Municipal e a Igreja Matriz de Sant’Anna.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Voltado para o turismo religioso, a Igreja Matriz de Sant’Anna teve sua construção iniciada no segundo decênio do século XVIII. A construção corresponde ao período em que Itanhaém foi cabeça da Capitania Hereditária de São Vicente (1642 a 1679). Por dentro da igreja, o visitante encontra dois altares nas laterais feitos de madeira com imagens de alguns santos, como Santa Luzia. A maioria das imagens é fruto de doações de fiéis, como a ‘Jesus no topo’, produzida de madeira é referente ao momento da bíblia no qual Jesus está no calvário.

O Museu Conceição de Itanhaém reúne diversas memórias da história do Município. O local, que também já foi a Casa de Câmara (até 1971) e Cadeia (até 1964), abriga itens como fotos antigas de alguns pontos da Cidade, como da Igreja Matriz, das praias e da Praça do Centro. É possível encontrar também edições antigas de jornais, como o exemplar do Jornal de Itanhaém de 1948, além de medalhas outorgadas nos Concursos de Artes Plásticas e Poesia no Município do ano de 1989. O museu abre de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e sábado e domingo, das 11 Às 17 horas. A entrada custa apenas R$2,00.

Já a Pinacoteca Municipal, localizada na Praça Carlos Botelho, funciona de terça a sexta, das 9 às 17 horas, sábado e domingo, das 11 às 17 horas. Inaugurado em 2017, o local abriga diferentes trabalhos artísticos na exposição permanente. Entre os quadros, os de Bernardino de Souza Pereira, retrato de Carlos Botelho e um retrato do ex-governador do Estado Laudo Natel. A Pinacoteca é um ambiente climatizado com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Palavras-chave: , , , ,