Serviços
acessibilidade



Publicado em: 22/11/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:26
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Fórum recebe mostra alusiva à Consciência Negra; palestras acontecem na Pinacoteca

CULTURA - Programação das atividades encerra nesta sexta-feira (30)



Iniciativa aborda nomes de ícones negros e negras que marcaram a história em diferentes áreas

Compartilhar:

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, o Fórum de Itanhaém recebe a exposição Semana da Consciência Negra, que retrata nomes de personagens importantes para a sociedade brasileira. A mostra é aberta ao público e estará disponível para visitação até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. O local fica na Avenida Rui Barbosa, 867, Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Além da exibição, o público também poderá participar de palestras que acontecerão na Pinacoteca Municipal. A iniciativa faz parte da Semana da Consciência Negra e abordará assuntos relacionados à cultura negra, contação de histórias, filosofia e ética africana. As palestras iniciam nesta quinta-feira (22), a partir das 18h30, e seguem até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, com pausa nos dias 28 e 29. A Pinacoteca fica na Praça Carlos Botelho, 48, Centro Histórico.

As palestras terão as seguintes temáticas: “Crianças de terreiro: redes de afeto e aprendizagem”, “Arte! Literatura e músicas negras no Brasil”, “Filosofia e ética africana”, “Contação de histórias negras” e “Balanço sobre a lei 10.639/03 – Ensino de história e cultura africana nas escolas”.

Na exposição, um total de dezesseis personagens entre Machado de Assis, Chiquinha Gonzaga, Rui Barbosa e Carolina de Jesus têm um breve resumo de sua trajetória contada. A iniciativa aborda nomes de ícones negros e negras que marcaram a história em diferentes áreas, como na música, na política, na literatura, entre outros aspectos. A mostra é uma realização da Instituição Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino com o Ilé Funfun Àṣè Awo Oṣo Òògun.

PALESTRAS NA PINACOTECA MUNICIPAL:

DIAS TEMAS
22/11 (quinta-feira) Crianças de terreiro: redes de afeto e aprendizagem
Drª. Érika Carneiro
23/11 (sexta-feira) Filosofia e ética africana
Professor Dr. João Luiz Carneiro
26/11 (segunda-feira) Contação de histórias negras
Professor especialista José Roberto Silva
27/11 (terça-feira) Balanço sobre a lei 10.639/03- Ensino de história e cultura africana nas escolas
Professor especialista Antonio Luiz
30/11 (sexta-feira) Arte! Literatura e músicas negras no Brasil
 Drª. Maria Elise Rivas

 


Palavras-chave: , , ,