Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/11/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:21
[email protected]

Homem: seja herói da sua saúde e participe nesta quinta do Novembro Azul nas USFs

CHAMADO - Neste dia haverá palestra e coleta do PSA nas USFs, das 9 às 14 horas. Para vencer qualquer preconceito, saiba que o PSA é medido por um exame de sangue



Há resistência da parte deles em buscar ajuda e orientação clínica para qualquer que seja o problema, e muita das vezes por descuido ou preconceito

Compartilhar:

É isso mesmo homem. Desta vez o chamado não é para ser pai ou marido herói, mas para ser o seu próprio herói prevenindo e combatendo o câncer de próstata, visto que a Secretaria de Saúde realizará nesta quinta-feira (29) a Campanha Novembro Azul em diversas Unidades de Saúde da Família (USFs), com o objetivo de alcançar homens com 50 anos ou mais e com fatores de risco acima de 45 anos, e, assim, ensinar uma lição maior, a de cuidar da própria saúde de novembro a novembro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Neste dia, haverá palestra informativa nas USFs, das 9 às 14 horas, para tratar do significado do Novembro Azul e do câncer de próstata, sintomas, diagnóstico e tratamento. Vale ressaltar que em todas as unidades também haverá coleta do Antígeno Específico da Próstata (PSA, do inglês), que quando elevado indica alteração na próstata. Para vencer qualquer preconceito, saiba que o PSA é medido por um exame de sangue.

Muito se sabe que a saúde do homem é pouco zelada. Há resistência da parte deles em buscar ajuda e orientação clínica para qualquer que seja o problema, e muita das vezes por descuido ou preconceito. Segundo o Ministério da Saúde, 60% dos homens procuram serviço médico apenas quando as doenças se encontram em estágio avançado, o que diminui as chances de cura.

No caso do câncer de próstata, por exemplo, a maioria dos homens desconsidera ou desconhece a necessidade do diagnóstico precoce. Ainda consoante estimativa do Ministério, cerca de 40% dos casos são diagnosticados já em fase avançada, habitualmente a partir dos 60 anos. Este tipo é a segunda causa de morte de câncer no país, contudo, as chances de cura são de 70 a 90% se diagnosticado em estágio inicial.

A próstata é uma glândula do aparelho genital masculino, responsável por 30% da produção do esperma. O câncer cresce lentamente e não apresenta nenhum sintoma e quando está em estágio avançado, os tumores podem causar dificuldades para urinar, sensação de bexiga cheia todo o tempo e presença de sangue na urina. A partir dos 40 anos, todos os homens devem passar por um urologista para avaliar a saúde da próstata.

FATORES DE RISCO – Os principais são o histórico familiar e a idade, por conta disso a prevenção é fundamental para o controle da doença.    

Confira os endereços e horários:

Local Endereço Palestra/Coleta do PSA
USF Belas Artes Rua Henrique Júlio de Lima, 112 Às 10 horas / Manhã
USF Centro Av. Tiradentes, 98, Mosteiro Às 10 horas / Manhã
USF Gaivota Avenida Flácides Ferreira, 500 Às 9 horas / Manhã
USF Grandesp Av. Pedro Carlos Gerônimo Soares, 1.074 Às 15h30 / Tarde
USF Guapiranga Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº Às 13 horas / Tarde
USF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290 Às 9h30 / Manhã
USF Suarão Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650 Às 9 horas / Manhã
 USF Loty Rua Alameda Guaraçai, s/n, Campos Elíseos Às 9h30 / Manhã
 USF Oásis Rua Estanislau Gerônimo, 418 Às 10 horas / Manhã  


Palavras-chave: , , ,