Publicado em: 06/12/2018 - Última modificação: 13/12/2018 - 18:27

Pinacoteca recebe exposição de obras do escultor do monumento Mulheres de Areia

MOSTRA - O local terá obras de Daniel Gonzalez, artista plástico que esculpiu o monumento Mulheres de Areia em 1993, para uma novela da TV Globo

A Pinacoteca fica na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro

A Pinacoteca Municipal exibe peças de um dos maiores artistas plásticos da Baixada Santista, na 3ª Mostra de Anjos Escultores em memória de Daniel Gonzalez, escultor responsável pela segunda versão do monumento “Mulheres de Areia”, situado na Praia dos Pescadores. A exposição conta com obras da coleção “Mares e Sonhos”. A Pinacoteca fica na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro.

A mostra fica disponível para visitação até o dia 12 de janeiro, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. Esta é a primeira exposição itinerante desde o falecimento do artista plástico em 2011, a exibição iniciou em setembro e já passou por algumas cidades da Baixada Santista. O encerramento está marcado para o mês de março, no próximo ano.

Daniel Leandro Gonzalez (1956-2011) foi artista plástico, escultor, filósofo e professor universitário. Filho de Seraphim Gonzalez ator e escultor brasileiro, o primogênito despertou seu talento artístico acompanhando o pai esculpir. Em 1937, Gonzalez fez sua primeira escultura em gesso, a cabeça de um cavalo, ponto inicial do momento em que começou a se dedicar como escultor. O artista possui grandes obras públicas em Santos, São Vicente, Praia Grande e Itanhaém, mas consagrou-se nacional e internacionalmente a partir da segunda versão do “Monumento Mulheres de Areia”, uma escultura feita para a novela Mulheres de Areia (1993), da TV Globo. A primeira versão deste monumento foi esculpida pelo pai do artista plástico.

MONUMENTO MULHERES DE AREIA – A obra original, em pedra, foi substituída por outra, em fibra. Esculpida por Seraphim Gonzalez artista plástico e ator, que participou da primeira versão da novela transmitida pela extinta TV Tupi de São Paulo, o monumento é um marco das gravações da novela na Cidade. Localizado na Praia dos Pescadores, é uma das obras mais visitadas por turistas.

Palavras-chave: , , ,