Publicado em: 11/12/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:21

Itanhaém tem reforço na segurança; 129 policiais militares trabalham na Operação Verão

FORÇA-TAREFA - Além de policiais, 92 guarda-vidas, sendo 45 do corpo de bombeiros e 47 contratados pela Prefeitura, 12 bombeiros de incêndio e todo o efetivo da guarda civil municipal

Objetivo da ação é intensificar a segurança nos pontos de maior circulação de moradores e turistas

Devido ao período de férias, temperaturas altas e o grande aumento de turistas na Cidade, a Operação Verão da Secretaria de Segurança Pública do Estado começou com a chegada de mais profissionais. O objetivo da ação é intensificar a segurança nos pontos de maior circulação de moradores e turistas com um contingente extra de policiais e viaturas que descem a serra. A operação acontece até 8 de fevereiro. Além da atuação de diversos órgãos públicos municipais, as polícias militar e civil e o corpo de bombeiros participarão de forma integrada com o Município.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Itanhaém receberá um reforço de 129 policiais militares, 92 guarda-vidas, sendo 45 do corpo de bombeiros e 47 contratados pela Prefeitura. Além disso, todo o efetivo da guarda civil municipal (64) estará nas ruas. A polícia rodoviária também recebe reforço com 12 profissionais e mais viaturas. Agente de trânsito e guardas municipais receberão mais 12 motos para auxiliar no patrulhamento das vias do Município.

Os agentes vão promover a fluidez do trânsito, orientar motoristas sobre o estacionamento em locais permitidos e também a travessia de pedestres, além de coibir irregularidades. Outra novidade é o uso de um helicóptero em ocorrências e três embarcações na água, ajudando também no monitoramento dos banhistas. O Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (SAMU) terá duas bases descentralizadas, uma no Suarão e outra no Gaivota. O efetivo do SAMU atenderá a população com três ambulâncias, uma ambulância UTI e três motolâncias.

A Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), implantou em 2015 a Central de Operações e Inteligência (COI) que realiza o monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de Itanhaém. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360°. As outras 32 são modelos fixos que oferecem maior precisão nos registros. O monitoramento da Cidade será reforçado, chegando a 52 câmeras espalhadas nos principais pontos do Município.

Para o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Milton Saldiba Passareli de Campos Júnior, a ação trará benefícios tanto para turista quanto aos moradores. “A parceria das forças policiais junto às nossas equipes de trânsito, guarda municipal e guarda patrimonial trarão maior sensação de segurança na Cidade. Estaremos prontos para zelar pelo bem-estar de moradores e turistas”.

Palavras-chave: , , ,