Publicado em: 14/12/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:21

Em ritmo constante, UPA 24 horas atendeu mais de 17 mil pessoas por mês em 2018

SEM CANSAR - Unidade funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados e ponto facultativo, e pode resolver grande parte das urgências e emergências

A UPA acaba por ser a referência de atendimento também a todos os turistas que chegam para passar o Verão na Cidade

Alguns dos serviços prestados por mês, somente neste ano, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Antônio Maria Marques de Oliveira podem ser expressos em números: 17.156 atendimentos, 7 mil exames, 94 remoções, além de 130 refeições diariamente. Compete à unidade acolher os usuários e seus familiares, e trabalhar articulada com as Unidades de Saúde da Família (USF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e hospital da Cidade. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico e analisam se é realmente necessário encaminhar o paciente ao hospital ou mantê-lo em observação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Anteriormente, quando uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) era enviada para atendimento, os profissionais tinham de peregrinar à procura de um leito, buscando onde deixar o paciente. Com a implantação da UPA, em 23 de abril de 2014, os profissionais de Saúde já sabem para onde levarão o paciente, e assim se evita que casos intermediários que possam ser rapidamente solucionados sejam encaminhados diretamente para hospitais da região.

A Unidade funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados e ponto facultativo, e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A UPA conta com equipe de 9 médicos por plantão em ambos os períodos, diurno e noturno, entre eles, 4 clínicos, 2 pediatras, 1 emergencista, 1 traumatologista, 1 visitador.

Dentro da média de 17.156 atendimentos mensais neste ano, 12.015 foram clínicos, 3.316 pediátricos, 673 traumatológicos, 592 emergenciais, 518 de enfermagem e 20 Bucomaxilo (especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço). Dos 7 mil exames, 1.600 foram hemogramas e 1.200 de urina tipo I. Das 94 remoções, 61 somente para o Hospital Regional Jorge Rossmann.

Vale ressaltar que as 130 refeições foram desde café da manhã até o jantar. Segundo arquivos da Secretaria de Saúde, em 2016 foram realizados 223.960 atendimentos e consultas médicas, o que equivale a aproximadamente 18.663 procedimentos por mês, incluindo também atendimentos de urgência, e com observação de até 24 horas em atenção especializada, além de atendimentos ortopédicos com imobilização provisória.

A UPA acaba por exercer a função de intermediar atendimentos entre a Atenção Básica Municipal e a rede hospitalar da Baixada Santista, sendo não somente a referência de atendimento a todos os munícipes de Itanhaém, mas ocasionalmente a todos os pacientes das cidades vizinhas, Peruíbe e Mongaguá, bem como a todos os turistas que chegam para passar o Verão na Cidade e que possam necessitar de atendimento emergencial.

Na oportunidade, vale enfatizar que durante o período de alta temporada, como as férias de Verão que compreendem os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a população flutuante da cidade aumenta, refletindo expressivamente nos números de atendimentos que a UPA realiza. Os números chegam a triplicar, conforme registrado em relatórios dos anos anteriores.

“A UPA é um equipamento muito importante no Município e que nunca para, atendendo todos os casos de emergência que lá chegam. Mantê-la requer dedicação e muita dose de respeito ao próximo. Colocar-se no lugar do paciente é o segredo para compreender suas necessidades e promover aquilo que de fato é preciso”, declara Leonardo Salles Padovan Santos, diretor administrativo da UPA.

ESTRUTURA PREDIAL – A Unidade conta com uma área de aproximadamente 1.400 m², e contém 9 salas de atendimento por especialidade: sutura, gesso, raio-x, medicação, eletrocardiograma, inalação, e de repouso adulto c/ ala masculina e feminina e infantil. Contudo, há 7 leitos adultos na ala de repouso feminino, e 11 na ala masculina, 4 leitos no isolamento, 5 na pediatria, e 6 na emergência. A UPA atende todos os dias, 24 horas, na Rua José Ernesto Bechelli, s/n, Jardim Sabaúna. O telefone é (13) 3427-1111.

Palavras-chave: , , ,