Publicado em: 09/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:21

Conheça a história do Município em uma visita ao Museu Conceição de Itanhaém

CULTURA - Em um só lugar as lembranças que contam os anos da Cidade

Menores de 12 anos e maiores de 60 entram gratuitamente

Gosta de passeios culturais? Se sim, o Museu Conceição de Itanhaém é uma boa opção. O lugar reúne diversos artigos que contam a história do Município que tem mais de 400 anos. Aproveite a temporada para conhecer o espaço e aprender sobre a história de Itanhaém. Em janeiro, o local abrirá de terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas, aos sábados, das 11 às 20 horas, e aos domingos, das 11 às 17 horas. O Museu está localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. A entrada custa apenas R$2,00, porém menores de 12 anos e maiores de 60 entram gratuitamente.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

O Museu reúne uma diversidade de itens de diferentes épocas, como fotografias, edições antigas de jornais, quadros, vestimentas e objetos que eram anteriormente utilizados em residências. Muitos destes itens são doações como o Livreto Promocional de Vendas de Lotes nas Praias do Meio, das Conchas e Costão do Paranambuco de 1928, o objeto foi doação de Vânia De Lucca Bussotti. E a edição nº 3 do primeiro ano do Jornal Correio do Litoral, de 14 de fevereiro de 1915, doação do ambientalista Ernesto Zwarg, que foi morador do Município.

Durante a visita é possível observar fotografias que foram tiradas durante as gravações da primeira edição da novela ‘Mulheres de Areia’, que foi transmitida pela extinta Rede Tupi, realizadas no Município nos anos de 1973 e 1974. Também estão expostas as vestimentas da tradicional Festa do Divino Espírito Santo e fotografias de antigas edições da festa.

O prédio, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), foi também a sede da Casa de Câmara no primeiro andar do prédio (até 1964) e Cadeia do Município no térreo (até 1971). Atualmente, o Museu abriga mais de 50 itens, cerca de 25 no térreo, sendo 17 originais e mais de 30 no primeiro andar, aproximadamente 20 deles são originais.

CASA DE CÂMARA E CADEIA – O prédio onde foi instalado o Museu Conceição de Itanhaém é a antiga Casa de Câmara e Cadeia, um importante patrimônio histórico da Cidade e que tem suas origens no processo de colonização da antiga Vila de Nossa Senhora de Conceição. O local funcionou como cadeia até 1971 e foi sede da Câmara de Vereadores até 1964. Para mais informações: (13) 3426-3682

Palavras-chave: , ,