Publicado em: 10/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:21

Educação ambiental: tendas orientam população no ‘Verão no Clima’

DE SEXTA A DOMINGO - Itinerantes, as tendas funcionam das 8 às 18 horas, neste fim de semana, nas praias do Centro, Gaivota e Jardim Suarão

Tendas ainda possuem animais empalhados para que todos possam conhecer a fragilidade de seus corpos

Educar os pequenos para eles busquem um futuro sustentável. Este é o intuito das tendas itinerantes que fazem parte da campanha ‘Verão no Clima’. Os locais abordam sobre educação ambiental por meio de mutirões de limpeza e oficinas que envolvem material reciclável, gincanas, desenhos, e outras brincadeiras que abordam a questão dos lixos nas praias. As tendas funcionam de sexta-feira a domingo, das 8 às 18 horas, e estão localizadas na Praia do Centro (fixa) e em diferentes praias (itinerante). Faça parte deste gesto de conscientização: leve seu pequeno e, juntos, aprendam novas e importantes maneiras de cuidar do meio ambiente.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

As tendas ainda possuem animais empalhados para que todos possam conhecer a fragilidade de seus corpos, que podem ser gravemente feridos com o lixo. Nauther Andres é técnico de meio ambiente e educador ambiental do “Mantas do Brasil”. Ele é quem recepciona os visitantes da tenda no Centro: “orientamos a população sobre a poluição marinha relacionada ao descarte inadequado de plásticos. Existe uma ilha de lixo no Oceano Pacífico praticamente maior que os Estados Unidos da América. E este lixo fica flutuante, pois o plástico é um material que não se decompõe, ele vai diminuindo até se transformar em microplástico, que os animais ingerem, e, nós, também, pois o plástico está no organismo dos animais, dos quais nós nos alimentamos. Um exemplo é a tartaruga empalhada que temos aqui, todo o lixo presente no pote de vidro ao lado, estava no organismo dela”, explica.

Projeto incentiva a educação ambiental com a criação de horas em escolas
Gremar realiza atividades de educação ambiental nas escolas municipais

“Por meio da campanha, tentamos sensibilizar a população de forma com que as pessoas consigam ver o problema que não conseguem ver longe dos oceanos, já que a maioria dos seres humanos não tem acesso abaixo da linha d’água. Nós que somos mergulhadores, que lidamos diretamente com a biologia marinha, que lidamos com estes problemas no dia a dia, tentamos trazê-los a fim de conscientizar a população para que tenham responsabilidade e cuidem de seu lixo”, completa Nauther.

“A vida do nosso planeta está em jogo, mas, se cada um fizer a sua parte, ainda dá tempo”, alerta a enfermeira Viviane Fernandes, que trabalha com educação ambiental e saúde. Ela elogia a iniciativa do “Verão no Clima”: “as pessoas têm o hábito de jogar a responsabilidade do lixo nas praias nos órgãos públicos, mas o poder público não é responsável pelo copinho plástico ou bituca de cigarro que você joga no chão. O projeto do qual faço parte, ‘Preserva Mar’, tem como principal ideia exatamente isto: o lixo que é despejado na rua, chega no mar. Então, pense em suas atitudes e preserve a vida”, ressalta Viviane, que, junto dos filhos, estava visitando a tenda da praia do Centro, localizada em frente ao Instituto Gremar, na altura do número 611, da Av. Presidente Vargas.

Com três filhos, de 12, 9 e 7 anos, a enfermeira explica como a presença de crianças em ações como estas são importantes. “É uma forma das crianças terem contato com os animais, conhecer, colocar na mão, de modo com que entendam qual a importância da preservação ambiental. Desta forma, eles conseguem ver o que aquele canudinho jogado na areia é capaz de fazer com a vida marinha. Se nós não o educarmos pequenininhos, não tem como eles crescerem adultos conscientes”, finaliza.

A tenda no bairro Gaivota fica no final da orla da praia, já no Jardim Suarão a tenda está na direção da Rua Dr. Peixe Abade, na altura do número de 5.678.

Ações do Projeto Verão no Clima

Palavras-chave: , , ,