Publicado em: 10/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:21

Fique atento: exercícios físicos exigem maiores cuidados no Verão

CUIDADOS - Hidratação é um dos pontos mais importantes, pois com o calor, o corpo desidrata facilmente, e o esforço de um exercício pode acentuar ainda mais a situação

Uso do protetor solar também é essencial. Os raios solares prejudicam a pele e podem trazer complicações à sua saúde

A estação mais quente do ano é um incentivo para muita gente que pretende entrar em forma. O Verão oportuniza tanto os exercícios ao ar livre quanto dentro de academias. Porém, o sol e a alta temperatura podem atrapalhar sua saúde e influenciar negativamente no seu rendimento. Certos cuidados precisam ser tomados para que você entre em forma de maneira saudável. Para isso, basta adotar pequenos hábitos em sua rotina de exercícios.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A hidratação é um dos pontos mais importantes, pois com o calor, o corpo desidrata facilmente, e o esforço de um exercício pode acentuar ainda mais a situação. Durante a prática de algum esporte, sintomas como tontura, sede, sono, dor de cabeça e fadiga podem parecer comuns para você, mas não são. Eles são sinais de alerta para a desidratação. “Nosso corpo é constituído por 70% de água, por isso devemos sempre repor o líquido. O ideal é que o esportista consuma, no mínimo, dois litros de água por dia”, alerta o diretor de Esportes e também professor de Educação Física, Fábio Nascimento.

O professor lembra-se de outro ponto de alerta ao público: a alimentação. Para a prática do esporte de maneira saudável, é necessário manter o hábito de uma alimentação adequada e regrada com horários certos e alimentos saudáveis. Além disso, o esportista deve estar alerta também aos horários de maior temperatura e evitá-los.

O uso do protetor solar também é essencial. Os raios solares prejudicam a pele e podem trazer complicações à sua saúde. Lembre-se: “diminuir a intensidade das atividades é válido se for para preservar sua saúde”, finaliza Fábio.

Palavras-chave: , , , ,