Publicado em: 10/01/2019 - Última modificação: 14/01/2019 - 18:34

Fique atento: exercícios físicos exigem maiores cuidados no Verão

CUIDADOS - Hidratação é um dos pontos mais importantes, pois com o calor, o corpo desidrata facilmente, e o esforço de um exercício pode acentuar ainda mais a situação

Uso do protetor solar também é essencial. Os raios solares prejudicam a pele e podem trazer complicações à sua saúde

A estação mais quente do ano é um incentivo para muita gente que pretende entrar em forma. O Verão oportuniza tanto os exercícios ao ar livre quanto dentro de academias. Porém, o sol e a alta temperatura podem atrapalhar sua saúde e influenciar negativamente no seu rendimento. Certos cuidados precisam ser tomados para que você entre em forma de maneira saudável. Para isso, basta adotar pequenos hábitos em sua rotina de exercícios.

A hidratação é um dos pontos mais importantes, pois com o calor, o corpo desidrata facilmente, e o esforço de um exercício pode acentuar ainda mais a situação. Durante a prática de algum esporte, sintomas como tontura, sede, sono, dor de cabeça e fadiga podem parecer comuns para você, mas não são. Eles são sinais de alerta para a desidratação. “Nosso corpo é constituído por 70% de água, por isso devemos sempre repor o líquido. O ideal é que o esportista consuma, no mínimo, dois litros de água por dia”, alerta o diretor de Esportes e também professor de Educação Física, Fábio Nascimento.

O professor lembra-se de outro ponto de alerta ao público: a alimentação. Para a prática do esporte de maneira saudável, é necessário manter o hábito de uma alimentação adequada e regrada com horários certos e alimentos saudáveis. Além disso, o esportista deve estar alerta também aos horários de maior temperatura e evitá-los.

O uso do protetor solar também é essencial. Os raios solares prejudicam a pele e podem trazer complicações à sua saúde. Lembre-se: “diminuir a intensidade das atividades é válido se for para preservar sua saúde”, finaliza Fábio.

Palavras-chave: , , , ,