Publicado em: 11/01/2019 - Última modificação: 14/01/2019 - 14:28

Complexo que abrigará CEMI, CMR e Fisioterapia Municipal será inaugurado dia 24

NOVO - Lugar oferecerá assistência mais humanizada e conforto à população, com ambientes climatizados e espaços mais amplos e com acessibilidade

Além de ser bastante próximo ao Hospital Regional Jorge Rossmann, o prédio foi reformado, adaptado e será equipado para oferecer diversos serviços

O Centro de Especialidades Médicas de Itanhaém (CEMI) funcionará em outro endereço a partir do dia 24. Isso porque a Secretaria da Saúde inaugurará novo espaço do CEMI, às 17 horas, que também sediará o Centro Municipal de Reabilitação (CMR) e a Fisioterapia Municipal. A cerimônia será o ato de início das atividades no Centro de Especialidades, que tem por propósito ofertar uma melhor infraestrutura e mais conforto ao usuário.

O endereço do novo complexo é na Rua Expedicionário Poitena, 21, Centro, próximo ao Fórum Municipal. Ênfase à estrutura do prédio que possibilitará a união de outros serviços, o CMR e a Fisioterapia estarão atuando integrados. O CMR oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência intelectual ou física, mobilidade reduzida, problemas neurológicos e doenças degenerativas do sistema nervoso.

A Reabilitação possui ainda programa de órtese e prótese onde contempla os deficientes físicos e auditivos com bengalas, muletas, cadeiras de rodas, prótese de membros inferior e auditivo, e conta com equipe formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, pediatra e neurologista, além de realizar atendimento individual, grupos terapêuticos e atividades externas.

Já a Fisioterapia é o equipamento que oferece tratamento fisioterapêutico em ortopedia e traumatologia (fraturas, entorses, contusões, distensões), reumatologia (artroses, artrite, bursites), pneumologia (DPOC), e ginecologia (pós-operatório de períneo e incontinência urinaria). O CEMI oferta à população o atendimento em diversificadas áreas da medicina, realização de exames, entre outros procedimentos.

Ressalva a questão de que, a partir do encaminhamento clínico feito em uma das Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município, é possível obter o atendimento junto ao CEMI, ou seja, após passar pela consulta médica na USF, o médico encaminhará o paciente. O CEMI também faz a avaliação prévia para o encaminhamento dos casos de maior complexidade para os Centros de Referência em outros Municípios.

Palavras-chave: , , , ,