Serviços
acessibilidade



Publicado em: 25/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57
[email protected]

Moderno e equipado, novo complexo da saúde é entregue à população

CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS - Os novos CEMI, CMR e Fisioterapia Municipal atendem a população das 7 às 18 horas



O Município gasta cerca de 30% do orçamento anualmente para dar o melhor atendimento possível à população

Compartilhar:

Um novo complexo da saúde foi entregue à população na tarde da última quinta-feira (24). Trata-se do Centro de Especialidades Médicas de Itanhaém (CEMI) João Molina Cervantes que também sediará o Centro Municipal de Reabilitação (CMR) e a Fisioterapia Municipal. O endereço é na Rua Expedicionário Poitena, 21, no Centro.

Siga a Prefeitura no FacebookInstagram e no Twitter

O Município gasta cerca de 30% do orçamento anualmente para dar o melhor atendimento possível à população. Os novos CEMI, CMR e Fisioterapia Municipal atendem a população das 7 às 18 horas. Por enquanto, a quantidade de atendimentos realizados por dia será a mesma: cerca de 150 no CEMI, 30 no CMR e 45 na Fisioterapia, uma vez que já são encaminhamentos ou atendimentos pré-agendados nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

“Várias pessoas “brigaram” para conseguir que a obra ficasse adequada, principalmente por se tratar de um prédio muito antigo, com diversos problemas. O mais importante é que, apesar de tudo, foi possível conciliar diversos equipamentos da saúde em um prédio apto. Pode-se afirmar que todo recurso que se aplica na Saúde é eficiente”, ressalta o prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos.

Como conseguir atendimento no novo equipamento?

A partir do exame clínico feito em uma das Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município, o paciente é encaminhado ao CEMI que fará um atendimento mais especializado e, quando necessário, em casos mais complexos, direcionado aos centros de referência em outros Municípios. O CEMI oferece atendimento em diversas áreas da medicina, realiza exames e outros procedimentos.

Quando questionado sobre a homenagem ao avô (João Molina Cervantes – nome pelo qual o prédio foi intitulado), o vice-prefeito Tiago Rodrigues Cervantes declarou: “com certeza é uma honra ter a indicação do nome dele, que foi uma pessoa que sempre se dedicou a fazer o bem às demais pessoas. Isso tem uma relação muito próxima com a área da saúde pelo fato de se ter a recepção e o trabalho de acolhimento às pessoas no momento mais vulnerável delas. Por isso, a homenagem com o nome dele neste equipamento tão importante para o Município é muito significativa para a Família Cervantes”.

O filho do homenageado e pai de Tiago Rodrigues Cervantes, João Molina Cervantes Filho, completa: “realmente significa muito esta homenagem. Meu pai chegou em Itanhaém em 29 de novembro de 1962 para trabalhar, e foi apaixonado pela Cidade. Muito ativo nas questões políticas do Município, aqui fez muitos amigos. Além do valor social que esta homenagem tem, o nome dele estar aqui gera um valor sentimental, de muito respeito e carinho à pessoa dele”.

Serviços

“Ênfase ao fato de que os pacientes serão cuidados dentro da própria Cidade, sem que precisem ir para fora. Mérito também às novas instalações que contarão com novos equipamentos, mais modernos e de última geração, além dos novos meios diagnósticos: raio-x, ultrassom, ecocardiograma, eletrocardiograma, ou seja, o complexo será um centro diagnóstico importante com o apoio de especialistas. O apoio será grande também por conta da chegada de novas especialidades médicas, como hematologista e reumatologista”, reitera o secretário da Saúde, Fábio Crivellari. Miranda.

O CEMI oferece especialidades nas áreas de pneumologia, cardiologia (adulto), neurologia (adulto), otorrinolaringologia, reumatologia, ortopedia, acupuntura, cirurgia geral, vascular, dermatologia,  endocrinologista e gastroenterologia, mas em breve contará com cardiologia (infantil), radiologia e urologia. Além disso, o complexo oferta atendimento no setor de Fisioterapia, que trabalha com tratamento fisioterapêutico em ortopedia e traumatologia (fraturas, entorses, contusões, distensões), reumatologia (artroses, artrite, bursites), pneumologia (DPOC) e ginecologia (pós-operatório de períneo e incontinência urinaria).

Já o CMR oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência intelectual ou física, mobilidade reduzida, problemas neurológicos e doenças degenerativas do sistema nervoso. Possui ainda programa de órtese e prótese onde contempla os deficientes físicos e auditivos com bengalas, muletas, cadeiras de rodas, prótese de membros inferior e auditivo, e conta com equipe formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, pediatra e neurologista, além de realizar atendimento individual, grupos terapêuticos e atividades externas.

 

Inauguração do CEMI - Centro de Especialidades Médicas de Itanhaém


Palavras-chave: , , , , ,