Publicado em: 25/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57

Itanhaém promove seminário sobre alimentação indígena

ENCONTRO - Evento acontece neste sábado, dia 2 de fevereiro, a partir das 9 horas, na nova Colônia dos Cabos e Soldados,

Haverá representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Funai

Neste sábado (2), Itanhaém realiza o I Seminário de Soberania Alimentar M’Bya Guarani, com a participação de representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), prefeituras e lideranças indígenas. O encontro acontecerá na nova Colônia dos Cabos e Soldados, localizada na Avenida São Leopoldo Mandic, 81, Nova Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A programação terá início às 9 horas, com a mesa de abertura composta por autoridades do Município, Funai e FGV. Às 9h20 acontece a exibição do documentário “Avaxi Etei, D’Jety D’Ju, Mandui D’Ju Mandio’I as sementes sagradas e a preservação das práticas culturais”. Em seguida, às 9h55, será exposta pela gestora do Banco de Alimentos de Itanhaém, Luciana Melo, e pelo representante da Funai/Colis, Michel Idris, a inclusão do milho guarani na alimentação escolar de Itanhaém.

• Programa de inclusão do Milho Guarani nas escolas ganha prêmio estadual
• Livro de receitas de agricultores está disponível no site oficial da Prefeitura

Às 10h20 será realizada uma mesa de discussão com lideranças indígenas sob o tema: ‘a importância dos cultivares e a relação de acesso às compras institucionais (PAA, PNAE)’, com a mediadora Manuela Maluf, da FGV. Às 11 horas, acontece a mesa ‘Inclusão do produtor familiar indígena no PNAE na região metropolitana da Baixada Santista’ e terá como mediador representante do FNDE.

O encerramento está previsto para as 12 horas, sendo que às 15 horas será realizado o ritual de batismo Nhemongarai, na Aldeia Rio Branco, no Município. A participação é aberta a todos.

Palavras-chave: ,