Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57
[email protected]

Semana de Treinamento da CIPA terá capacitação de prevenção a acidentes

PREVENÇÃO - Iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionais para a comissão de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho



CIPA é um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de doenças e acidentes decorrentes do ambiente de trabalho

Compartilhar:

A Prefeitura de Itanhaém promoverá, a partir desta quarta-feira (30), a Semana de Integração e Treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A iniciativa consiste na capacitação da comissão para a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais no ambiente de trabalho e auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Profissionais de diversos departamentos da saúde e educadores físicos participarão da ação que acontecerá até sexta-feira (1º), no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.

Siga a Prefeitura no FacebookInstagram e no Twitter

De quarta a quinta-feira, os profissionais participarão do treinamento em dois períodos do dia, das 8 as 12 e das 13 às 17 horas. Já na sexta, a capacitação acontecerá das 8 às 12 horas com o encerramento das atividades. A Semana de Integração e Treinamento da CIPA abordará os seguintes temas: legislação trabalhista, acidentes de trabalho, higiene ocupacional, organização da CIPA, primeiros socorros, doenças sexualmente transmissíveis, depressão relacionada a atividades laborais, vigilância em saúde, em órgãos públicos e ergonomia.

O que é a CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento que todos os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de doenças e acidentes decorrentes do ambiente de trabalho. Composta por membros que representam os trabalhadores e outros que representam o empregador, a formação da comissão tem o intuito de preservar a vida e a saúde do colaborador, observando todos os requisitos de segurança que garantem a integridade física. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

SESMT E CIPA

A diferença entre estes dois órgãos internos é de que o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho. Já a CIPA é uma comissão formada por membros que representam trabalhadores e o empregador.


Palavras-chave: , , ,