Publicado em: 29/01/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57

Programa Renda Cidadã transforma vidas

SOCIAL - Atividade ocorrida no último dia 25, no Paço Municipal, mostrou as produções dos participantes do programa do governo do Estado de São Paulo

No município, somente no Suarão participam do programa 100 pessoas.

Um misto de satisfação e sentimento de dever cumprido. Assim foi o evento que expôs os trabalhos produzidos pelos próprios munícipes, ação que mudou completamente a vida de quem não tinha nada há um ano. A atividade, ocorrida no último dia 25 no Paço Municipal, mostrou as produções dos participantes do programa do governo do Estado de São Paulo, o Renda Cidadã.

Siga a Prefeitura no FacebookInstagram e no Twitter

O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e exibiu diferentes criações, dentre eles, chinelos e camisetas (artesanais), trufas, panos de prato, canetas personalizadas e enfeites de papel. O público presente também pode assistir aos depoimentos de munícipes que tiveram sua vida mudada por causa do programa, que concede apoio financeiro às famílias de baixa renda, incentivando a autossustentação e a melhoria da qualidade de vida.

“Eles ficaram um ano participando de palestras e hoje estamos vendo o resultado. Eles estão produzindo e vendendo o próprio produto. Estou muito feliz. É muito difícil esse resultado, conseguimos fazer com que eles entendessem que esse dinheiro precisa ser investido. Por exemplo, se a pessoa está vendendo coxinha, então ela começa de pouquinho em pouquinho, compra um produto, guarda o lucro e compra outro”, ressalta a assistente social no CRAS do Suarão, Maribel da Silva.

• Variedade de apresentações faz parte da 2ª Expo Social, que acontece na sexta
• Saiba quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada

Participante do programa

Para Edlaine Vono o programa realizou a mudança completa de vida. Emocionada, ela conta que quando conheceu o Renda Cidadã estava para ser despejada e não sabia mais o que fazer, pois não tinha com quem contar, ela relata que mora sozinha no município e que na época tinha ficado viúva. Porém, após os aprendizados sua vida mudou e atualmente consegue se sustentar a partir do próprio trabalho. Atualmente, produz chinelos e camisetas personalizados por encomenda.

“São todos encomendados, faço e dou para as amigas e uma mostra para as outras para que vejam como é meu trabalho. Comecei a produzir as camisetas agora e estou dando para as minhas amigas e elas vestem e me falam quem quer encomendar. A propaganda é a alma do negócio”.

Renda Cidadã

A realização é um programa estadual ativo em todas as cidades do Estado de São Paulo. O público alvo são famílias que tenham renda per capita de até ¼ (um quarto) do salário mínimo (equivalente a até R$80,00). Para que as pessoas sejam selecionadas é realizada uma triagem de famílias que estão vinculadas ao CadÚnico (cadastro único), a listagem é enviada ao município todo mês e os trabalhadores do CRAS efetuam a busca ativa das pessoas. Após escolhida a família é necessário que um membro dela seja o participante do programa e este receberá R$80,00 por mês vinculado ao Banco do Brasil, para que sejam feitos investimentos para gerar renda e participará de reuniões mensais. No município, somente no Suarão, participam do programa 100 pessoas.

Renda Cidadã 2019

Palavras-chave: , ,