Publicado em: 06/02/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57

Banco de Alimentos e Funai lançam projeto para a continuidade do milho guarani na alimentação

AGRICULTURA FAMILAR - Dois órgãos construirão o ‘prato Guarani’ e fazer disso uma rede de conservação e apoio dos produtos

O anúncio aconteceu durante o I Seminário de Soberania Alimentar M’Bya Guarani

Lideranças indígenas e representantes da Funai, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participaram no último sábado (2) do I Seminário de Soberania Alimentar M’Bya Guarani, que aconteceu em Itanhaém. Em pauta foi discutido a importância do produto indígena milho guarani.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram , no Facebook e no Twitter

Na oportunidade, a Cidade lançou um projeto em parceria com a Funai e o Banco de Alimentos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vem em continuidade da inclusão do milho guarani. “Os dois órgãos irão construir o ‘prato Guarani’ e fazer disso uma rede de conservação e apoio dos produtos”, explicou Luciana Melo, gestora do Banco de Alimentos de Itanhaém.

Itanhaém promove seminário sobre alimentação indígena

Programa de inclusão do Milho Guarani nas escolas ganha prêmio estadual

Ainda de acordo com Luciana, quando se pensa em agricultura familiar não se pode deixar de incluir a cultura guarani para que os municípios façam uma análise e comecem a enxergar a agricultura familiar, em especial, da agricultura guarani diferenciada para que possa dar continuidade ao processo de alimentação saudável e respeito às diversidades.

As lideranças falaram sobre a importância de ações como a de Itanhaém, em trazer de volta a cultura e apoiar a produção da zona rural guarani e de certa forma toda a zona rural do município. “Itanhaém é um município que dá muito apoio às políticas públicas, e este exemplo de ações concretas é o que queremos passar e celebrar os sucessos das nossas ações neste sentido”, finaliza Luciana.

Manuela Maluf, da Fundação Getúlio Vargas, disse que o evento foi uma oportunidade para engajar em outras prefeituras a inclusão do milho guarani na alimentação escolar indígena: “ouvir as lideranças falarem quais as transformações geradas pela inclusão do produto e todo o processo que vai desde o plantio e rituais de colheita foi um dia de muito aprendizado”.

Palavras-chave: ,