Publicado em: 11/02/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:57

Novas experiências e reencontros; mais de 18 mil alunos voltam às aulas nesta segunda

EDUCAÇÃO - Número engloba creches, Educação Infantil, Fundamental, Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De um lado, a ansiedade e curiosidade de quem vai pela primeira vez à escola, do outro, a expectativa de reencontrar os colegas e se preparar para mais um ano de aprendizado. Assim inicia o primeiro dia de aula na Rede Municipal de Ensino para alunos da Educação Infantil, Fundamental, Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesta segunda-feira (11). Pela manhã, o prefeito Marco Aurélio Gomes, juntamente com o vice-prefeito Tiago Cervantes e a supervisão da unidade visitaram a EM Célia Marina Dal Pozzo Borges para dar as boas-vindas aos estudantes. Mais de 18 mil alunos matriculados em escolas e creches municipais começam uma nova jornada.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“Um bom ano de ensino, aprendizado e disciplina é construído por aqueles que desempenham funções essenciais no âmbito escolar. Portanto, viemos aqui para desejar um ótimo ano aos alunos e a todos os diretores, professores, assessores e demais funcionários da Rede Municipal, para que juntos possam contribuir na construção de um futuro promissor para os jovens da nossa Cidade. Investimentos, boas instalações e qualidade de ensino formam cidadãos conscientes e críticos”, afirma o prefeito Marco Aurélio Gomes.

Alexandre Antônio Matenauer, diretor da EM Célia Marina Dal Pozzo Borges comenta que a expectativa para mais um início de ano letivo são as melhores possíveis. “A escola foi preparada com muito carinho para recebê-los e tornar o ambiente cada vez mais acolhedor. Neste ano iniciaremos novos projetos, além de incentivá-los a participar dos que já existem, como a robótica, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a preparação para o vestibulinho da Escola Técnica Estadual (Etec) e outras atividades”.

PRIMEIRO DIA

Um novo ciclo se apresenta para mais de 18 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. O que não é diferente para Sarah Vitória Lima Feitosa de 4 anos, que começará  uma nova etapa em sua jornada, o início da vida escolar. Embora a ansiedade tome conta das emoções, a pequena aluna diz estar muito feliz com a novidade. “Quando a mamãe disse que eu ia para a escola fiquei muito feliz, acho que vai ser legal”. A mãe, Tânia Cristina Pereira Lima conta que entre conversas e idas à unidade escolar, preparou a filha para este momento. “Desde os três anos conversava com a Sarah sobre ir à escola. Mostrei vídeos, fotos e ela sempre assistiu a canais educativos, o que incentivou”, comenta.

PREPARAÇÃO

Para garantir um ensino de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino, mais de mil professores e gestores participaram de uma semana de formação e planejamento que encerrou na última sexta-feira (8) com a solenidade de abertura do ano letivo. A capacitação reuniu profissionais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (anos finais e iniciais), Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para receber capacitação nas áreas e anos de atuação.

A professora da educação básica II, Patrícia Bertelli acredita que a capacitação foi de grande valia para todos que participaram. “O curso veio ao encontro da prática pedagógica aplicada em sala de aula. Falar sobre a avaliação diagnóstica proporcionou o esclarecimento de dúvidas e acrescentou conhecimento aos mais experientes. Sugiro que encontros como esses aconteçam com maior frequência, assim poderemos desempenhar atividades cada vez melhores em sala de aula”.

O encerramento ficou por conta do palestrante Celso dos Santos Vasconcelos que é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em história e filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, entre outras profissões. O profissional parabenizou os professores por representarem a educação municipal e por estarem unidos para mais um ano. O tema abordado foi “Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança – por uma práxis transformadora”, um de seus 9 títulos escritos.

Volta às aulas 2019

Palavras-chave: , ,