Publicado em: 12/03/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:55

Atenção: camarão está em período de defeso até 31 de maio

PESCA - Paralisação temporária é necessária para a preservação da espécie

As espécies de camarão rosa, sete barbas, branco, santana e barba-ruça estão em defeso

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente orienta pescadores, comerciantes e consumidores a respeitarem o período de defeso, que teve início no dia 1 de março e se estenderá até 31 de maio em todo litoral paulista. É extremamente importante se conscientizar, pois é durante esse intervalo que ocorre a reprodução e o crescimento das espécies.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Durante essa paralisação temporária da pesca, fica proibido o transporte, a captura, o armazenamento e a comercialização dos camarões rosa, sete-barbas, branco, santana, vermelho e barba-ruça. O intuito do defeso é proteger as espécies para evitar que sejam extintas.

Período de defeso: pesca da sardinha está proibida até fevereiro

Somente é permitida a comercialização mediante a apresentação de uma declaração de estoque que comprove que os camarões foram pescados antes do período de defeso. O documento é fornecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Se alguém for flagrado desrespeitando o período de defeso, poderá ser processado e estará sujeito à multa.

Palavras-chave: , , ,