Publicado em: 12/04/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:51

De turismo histórico à sétima arte, Itanhaém é lugar certo para amantes do conhecimento

PASSEIO - Confira três delas e não perca a oportunidade de se divertir, pois a programação é indicada para todas as idades

O final de semana está chegando. Já sabe o que fazer? Se ainda não, o Município conta com diversas opções de atividades para aqueles que buscam o lazer a poucos metros. Dentre as atrações, cinema gratuito, visita ao Museu Conceição, à Pinacoteca Municipal, à Passarela de Anchieta e ao monumento Mulheres de Areia. Confira três delas e não perca a oportunidade de se divertir, pois a programação é indicada para todas as idades.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, Facebook e no Twitter

Essa é para quem gosta de filme nacional. Neste sábado (13), a programação do Programa Pontos MIS será o longa-metragem “Aquarius”, de 2016. A história é sobre a jornalista Clara, de 66 anos, que luta contra a demolição do prédio em que morou por muitos anos. A trama começa em 1980, quando a protagonista era apenas uma jovem. Em seguida, a história dá um salto e apresenta a vida da então viúva em 2016, ano da confusão entre Clara e os representantes da construtora interessados em demolir o edifício, que recebe o mesmo nome da obra cinematográfica.

O drama, estreado em 1 de setembro de 2016, foi dirigido por Kleber Mendonça Filho que, além de diretor, é produtor, roteirista e crítico de cinema. A atividade será realizada às 19 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro Histórico.

Vote na sua cidade do coração no Prêmio TOP Destinos Turísticos
Cine Clube tem cartaz recheado de filmes nacionais para este mês

Gosta de observar a natureza? Se sim, então esta é uma boa dica. Este final de semana a previsão do tempo promete temperaturas de 23°C até 28°C, ideais para quem curte belas praias, com extensa faixa de areia, um local convidativo aos que gostam de caminhar ou somente observar o mar assentados nos bancos espalhados pela orla, próximos aos coqueiros.

Uma das mais procuradas é a Praia dos Pescadores, conhecida como prainha. O local é reduto de surfistas por causa das ondas apropriadas e também por quem deseja conhecer o espaço que foi cenário para a primeira versão da novela Mulheres de Areia. Em homenagem à trama, um monumento que leva o mesmo nome de Mulheres de Areia foi construído na praia.

Um passeio que faz com que o visitante faça uma viagem no tempo. Este é o roteiro de quem escolhe o Centro Histórico, um ambiente instalado em meio à modernidade que apresenta o início da história da segunda Cidade mais antiga do país. No local há diversas opções, entre elas, o Museu Conceição de Itanhaém, que foi sede da Casa de Câmara e Cadeia. O prédio, aos fins de semana, atende o público aos sábados, das 11 às 20 horas, e aos domingos, das 11 às 17 horas, na Praça Narciso de Andrade, Centro Histórico.

Além disso, há também a Igreja Matriz de Sant’Anna, que tem mais de 300 anos. Seu interior reúne imagens doadas por fiéis. A construção corresponde ao período em que o Município tornou-se cabeça de Capitania (1642 a 1679).

Palavras-chave: , ,