Publicado em: 15/04/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:51

EM Maria Graciette Dias comemora 10 anos de existência

FESTA - Escola preparou uma programação de aniversário com direito a bolo, apresentações artísticas e homenagens

Festa contou ainda com a participação da Banda Sinfônica do Instituto Relfe de Peruíbe e da dupla Bruno com Vitória

Construída para equilibrar a demanda de estudantes na região do Belas Artes, a EM Maria Graciette Dias foi inaugurada em abril de 2009, completando 10 anos de existência. E para comemorar uma década de conquistas, aprendizados e história, a escola preparou uma programação de aniversário com direito a bolo, apresentações artísticas e homenagens, que aconteceram na última sexta-feira (12).

Confira as fotos

Comemoração dos 10 anos da Escola Maria Graciete

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Entre agradecimentos e aplausos, os professores mais antigos da unidade foram homenageados, como Lyzandra de Camargo, que é professora na Rede Municipal há 10 anos. Ela que acompanha o desenvolvimento da escola desde o início, diz que adotou o local como sua residência. “Essa escola é a extensão da minha casa. Presenciar vários alunos que estudaram aqui e hoje estão na faculdade é uma satisfação inexplicável. Assim como minha filha, que foi minha aluna e hoje estuda na Universidade de São Paulo (USP)”.

Para Kátia Sirlene Leite dos Santos, mãe de Álvaro Alexandre Salvino Botelho e Sophia Luisa Leite dos Santos Minhão, a escola é nota 10. “Não tenho o que reclamar do ensino, minha filha aprendeu a ler em dois meses, coisa que ela não fazia antes, e hoje conhece tudo, desde o alfabeto até fazer contas”. Kátia conta ainda que os dois são apaixonados pela escola. “Os meus filhos se sentem bem aqui, gostam muito dos professores e dos colegas”.

Família Graciette. É assim que o diretor Fábio Carreira Chaves Souza classifica a relação entre escola e comunidade na comemoração dos 10 anos. ”É muito gratificante comemorar o aniversário de dez anos da unidade. A ideia foi sugerida pelos funcionários e recebeu apoio de muitas pessoas para que pudesse acontecer. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o vínculo que temos com os pais e moradores da região. E como uma família nos reunimos para celebrar mais um ano da EM Maria Graciette Dias”.

Fábio é diretor da escola desde 2016, e de lá para cá buscou tornar o ambiente acolhedor para professores e alunos. “Vestir a camisa da escola é ter o envolvimento de todos para melhorar a cada dia. A unidade tem um carinho especial com a comunidade e as crianças, além de se preocupar com o aprendizado dos alunos. Ver o reconhecimento dos pais e o desenvolvimento dos estudantes é sem igual”, comenta.

A festa contou ainda com a participação da Banda Sinfônica do Instituto Relfe de Peruíbe e da dupla Bruno com Vitória, que animou os alunos, como Mariana Alzira Monteblanco, aluna do 7º ano, que ficou sem saber de qual atração mais gostou. “Não dá para escolher uma só. A orquestra foi muito legal, e a dupla também”.

HISTÓRICO

Ao longo de dez anos, a escola teve bons índices educacionais, tornando-se destaque em dois anos consecutivos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizado a cada dois anos. Na primeira avaliação, em 2009, a unidade alcançou 5,8, número superior à média nacional. Já em 2011, atingiu 6,3 nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano).

Palavras-chave: , ,