Publicado em: 01/07/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:29

Educação e cultura têm balanço positivo com investimentos em prédios

OBRAS - Entre os destaques, as intervenções nas escolas municipais Luiz Gonzaga Silva Fonseca, Bernardino de Souza Pereira, Biblioteca Municipal e Pinacoteca Municipal

Construções, reformas e manutenções avançam na Cidade. Um levantamento realizado pela Prefeitura de Itanhaém mostrou que em quase sete anos pelo menos 80 prédios públicos passaram por algum tipo de obra para melhorar a infraestrutura oferecida à população. Entre as edificações que receberam investimentos estão as escolas municipais Luiz Gonzaga Silva Fonseca, Bernardino de Souza Pereira e a creche Gioconda Fagá, além do projeto Casa da Criança, da Biblioteca Municipal e da Pinacoteca Municipal.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A Escola Municipal Luiz Gonzaga Silva Fonseca, localizada na Avenida Santos, no Jardim Tropical, passou por reformas e manutenção em toda sua estrutura, com serviços que incluem a troca de todo o telhado, forro, piso, playground, pintura e um ginásio poliesportivo com cobertura, arquibancada e vestiários.

Localizada na Rua Existente, 31, no Jardim Bopiranga, a Escola Municipal Filomena Dias Apelian passou por ampliação com seis salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, pisos podotáteis (acessibilidade), quadra, sala de informática, biblioteca e sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Sinalização viária da Avenida Jaime de Castro está em andamento

Outra unidade beneficiada foi a Escola Municipal Elga Reis, na Rua Antonio Assunção Filho, 210, no Umuarama. Exemplo disso é que o prédio recebeu novos pisos para playground de divisórias para salas de reforço, manutenção com reparos em portas e pinturas nas paredes (internas e externas) para proporcionar aos alunos um ambiente mais confortável e adequado aos estudos.

A região do Guapurá foi contemplada com uma segunda unidade escolar. Trata-se da Escola Municipal Professora Gioconda Fagá, localizada na Rua 22, s/n, que abriga 120 alunos (com idade de quatro meses a cinco anos) e conta com oito salas de atividades para crianças do berçário, maternal e pré-escola. A obra foi realizada por intermédio de recursos obtidos junto ao programa Creche Escola, resultado de um convênio assinado entre a Prefeitura de Itanhaém e o Governo do Estado.

E os avanços não param. O projeto Casa da Criança, do Programa Tempo Todo, localizado na Rua Estanislau Gerônimo, 953, no Jardim Oásis, atende crianças de 6 a 14 anos. Para melhor atender os alunos durante o contraturno escolar, o prédio teve sua estrutura ampliada com seis salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, pisos podotáteis (acessibilidade), quadra, sala de informática, biblioteca, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e melhorias nos sistemas hidráulico e elétrico.

CULTURA

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu diversos investimentos, incluindo a climatização do ambiente, beneficiando diretamente os usuários do local. A instalação de aparelhos de ar-condicionado, reforma dos banheiros e rampa para acesso universal (acessibilidade), restauro das paredes, pintura geral e a substituição de fiação elétrica e forro foram algumas das melhorias.

Não há como citar as melhorias na Biblioteca sem mencionar a compra de estantes, expositores, armários, mesas, cadeiras, balcões, microcomputadores, notebooks, teclado braille, scanner, impressora colorida, impressora térmica de cupom, leitor de código de barras, HD externo portátil e microfones sem fio, dando ao ambiente ares mais modernos. O acervo do ambiente soma um total de 50 mil exemplares, divididos em diferentes gêneros literários, materiais para pesquisa e outros.

Preparada para expor artes plásticas, a Pinacoteca Municipal foi construída em um moderno espaço, onde irá salvaguardar o acervo do Município, além de apresentar ao público conhecimento e estímulo à produção artística como exposições de artes plásticas, oficinas voltadas às artes visuais, cursos e bate-papos. O acervo está instalado na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico.

Palavras-chave: , , , , ,