Publicado em: 16/07/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:28

Itanhaém vence prêmio nacional com programa voltado às novas tendências tecnológicas

APRENDIZADO DO FUTURO - O Município receberá o Prêmio InovaCidade 2019 durante a 7ª edição do Smart City Business Brazil Congress & Expo, na próxima segunda (22), na capital paulista

Itanhaém venceu com três eixos: Google Fo Education, robótica sustentável e audiobooks

O uso da tecnologia nas salas de aula está mudando o modelo educacional em todo o Brasil. E em Itanhaém, a Prefeitura está com os olhos atentos às novas tendências ao viabilizar iniciativas inovadoras mantidas pelo programa de inclusão digital ‘Aprendizado do Futuro’, que será reconhecido em âmbito nacional nesta segunda-feira (22), às 18 horas, quando a Cidade receberá o Prêmio InovaCidade 2019 durante a 7ª edição do Smart City Business Brazil Congress & Expo, no Transamérica Expo Center, na capital paulista.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Preparar os alunos para o futuro. Desde o início esta foi a proposta do programa municipal que está mudando a leitura de mundo dos estudantes ao colocá-los em contato direto com a tecnologia por meio do acesso a lousas digitais, tablets e aulas de robótica com materiais recicláveis. Nesta nova fase, eles têm novos recursos, como monitores interativos, audiobooks, chromebook e a plataforma Google for Education.

Para o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, o programa utiliza uma linguagem moderna e leva interatividade ao ambiente escolar. Neste prêmio, a Cidade se destacou com três eixos: Google For Education, robótica sustentável e audiolivros. “Esta premiação será uma mola propulsora para novos projetos na Cidade e até mesmo servir de referência a outros municípios que estudam trabalhar a tecnologia nas escolas. Estou muito orgulhoso em saber que esta conquista é a confirmação de que estamos no caminho certo, pensando no futuro de nossos alunos”.

ROBÓTICA SUSTENTÁVEL

Pensando fora da caixinha. Professores e alunos desenvolvem projetos com materiais recicláveis nas aulas de robótica ao transformar a teoria em práticas sustentáveis. Softwares avançados e objetos recicláveis apresentam soluções conscientes para diminuir os impactos causados ao meio ambiente. Além disso, os alunos são estimulados a trabalhar o cognitivo, a percepção, a memória e o raciocínio lógico.

Desde o início, em 2013, os trabalhos selecionados são exibidos na Mostra de Robótica, sempre no fim do semestre. “A robótica sustentável tem compartilhado conhecimento com os estudantes de forma prazerosa, atrelando as atividades às disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História”, ressalta a coordenadora da Informática Educacional, Soraya Rodrigues Sales. “Começamos com os alunos dos 6º aos 9º anos, mas ampliamos para os 4º e 5º anos”.

GOOGLE FOR EDUCATION

Um conjunto de ferramentas didáticas que conecta professores e alunos passa a fazer parte da Rede Municipal de Ensino. As inovações pedagógicas vêm por meio de uma parceria entre Prefeitura de Itanhaém e a plataforma Google for Education, elaborada especialmente para estimular a criatividade dentro e fora do espaço escolar. O investimento torna o Município pioneiro na Baixada Santista ao selar com o Google o compromisso de investir em um novo modelo de ensino.

AUDIOBOOKS

Eles não veem, eles ouvem. No projeto desenvolvido em Itanhaém, estudantes gravam livros para colegas com deficiência visual. “Os alunos construíram uma relação de protagonismo com o projeto, uma vez que suas vozes foram gravadas e as histórias produzidas por eles”, ressalta a assessora de Orientação Educacional e idealizado do projeto, Alessandra A. Sales Cavalcante. Até que os audiolivros sejam concluídos, os alunos são responsáveis por todas as etapas: desde a elaboração da história, produção textual até o trabalho de sonoplastia e efeitos especiais (som de trovão e porta batendo).

Palavras-chave: , , , ,