Publicado em: 19/07/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:28

Proprietários de pousadas e hotéis “mergulham” na natureza para novo roteiro turístico

PARAÍSO VERDE - O objetivo é fazer com que o passeio seja incentivado também na rede hoteleira da Cidade

Além das praias tradicionais já visitadas na Cidade, proprietários de pousadas e hotéis buscam novas experiências em um passeio alternativo pela flora e fauna com trilhas que vão parar em uma cachoeira charmosa, que encanta pelas paisagens e tranquilidade. O “mergulho” neste paraíso verde é um convite da Secretaria Municipal de Turismo para que o roteiro entre, em breve, nas opções turísticas incentivadas também na rede hoteleira de Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Tudo inicia cedo, às 8 horas. Antes de embarcar em uma aventura pela Mata Atlântica, o sítio Santo Antônio com produtos orgânicos de agricultores da Cidade tornou-se parada obrigatória. Recarregar as “baterias” são essenciais. O motivo? A Cachoeira Três Quedas, no Parque Estadual da Serra do Mar, que despenca cerca de 18 metros de altura, formando duas piscinas naturais. No local, há quem prefira praticar rapel ou apena sentar e contemplar a sequência de quedas d’água, maior vazão em toda a Serra do Guaperuvú.

Até encontrar o cenário, há quase uma hora (cerca de 28 km) de estrada nos transportes das empresas de turismo e uma trilha de 600 metros pelo interior da Mata Atlântica. Mas todo o esforço já é recompensado na metade do percurso, com uma parada na Lagoa Azul, uma piscina natural de 20 metros de diâmetro, 1,7 metro de profundidade, formada a partir das águas que correm morro abaixo. É perfeita para relaxar, apreciar a beleza das águas cristalinas e renovar as forças para o restante da caminhada.

A visita foi acompanhada por guias de agências de turismo da Cidade: Mateus Macedo Nunes e Marcus Vinícius de Souza Ferreira , que durante o caminho contam curiosidades científicas sobre a fauna e a flora. “Este passeio é muito importante, pois mostra que Itanhaém não é só praia. O Município possui uma grande extensão de área rural, com trilhas e cachoeiras que merecem ser conhecidas. Futuramente, a Cidade será um grande polo de turismo rural e ecoturismo”, ressalta Marcos, guia de turismo regulamentado pelo Ministério do Turismo.

Para o diretor de Turismo, Rodrigo Zanella, esta parceria estreitará os laços entre os principais agentes da área de turismo. “Além da aproximação com os proprietários de hotéis e pousadas, os agricultores da Cidade também estabelecem uma rede de contato que pode gerar frutos para ambos”. A visita vai além da contemplação da paisagem, ela é uma forma de conscientizar as pessoas em relação ao meio ambiente. “Com profissionais da área acompanhando, entender o motivo pelo qual tudo isso deve ser preservado fica muito mais fácil”.

Palavras-chave: , , , , , , , , , , ,