Publicado em: 26/07/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:28

Itanhaém recebe Prêmio Cidadania no Campo por gestão de agricultura familiar

DESTAQUE - Iniciativa tem como objetivo implementar agendas estratégicas para fortalecer o agronegócio

Itanhaém é premiada por atuações bem sucedidas voltadas à agricultura familiar

Considerada a terceira Cidade com melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, a Prefeitura de Itanhaém foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Cidadania no Campo, que reconhece em âmbito estadual as iniciativas bem sucedidas voltadas à agricultura. O evento, que ocorreu no último dia 26, no Palácio dos Bandeirantes, premiou o Município com 125 mil reais, que deverão ser investidos em agendas estratégias para fortalecer o agronegócio.

Siga Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Para o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio, a Cidade está no caminho certo porque valoriza os diferentes setores e potencializa áreas consideradas essenciais para movimentar a economia na região. “Este prêmio é mais um reconhecimento importante pelas boas práticas da nossa gestão na agricultura familiar. O governo estadual em sete meses fez uma grande avaliação de todos os municípios e dos indicadores que demonstram toda a nossa atenção na geração de oportunidades e renda”.

Alimentos frescos e de qualidade: visite a Feira do Produtor Rural que acontece aos sábados
Encontro entrega selos a agricultores rurais

Única representante da Baixada Santista, Itanhaém ficou entre os dez municípios vencedores que fazem parte de um grupo de 258 prefeituras credenciadas no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento.

Para a escolha das vencedoras foram considerados dez critérios técnicos: estrutura institucional, infraestrutura rural, produção, distribuição e consumo sustentável, defesa agropecuária, abastecimento e segurança alimentar, fortalecimento social do campo, solo e água, biodiversidade, resiliência e adaptação às mudanças climáticas e interação campo-cidade.

“Itanhaém é uma Cidade que investe na produção rural. É uma premiação que mostra o quanto o Município está alinhado com os programas dos governos estadual e federal que envolvem a agricultura familiar”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas.

PREMIAÇÕES NA ESTANTE

Os trabalhos desenvolvidos na agricultura familiar renderam premiações importantes para a Cidade. São elas: Prefeito Empreendedor Sebrae, em 2014; o Prêmio Mário Covas, em 2015; e o Prêmio Josué de Castro, em 2017.

FEIRA DO PRODUTOR

Desde 2011, a Feira do Produtor Rural é referência no Município e trouxe muitas conquistas para a agricultura familiar local. Além de fornecer produtos de qualidade à população, a feira fortalece a comercialização do trabalho agricultor e gera renda. A venda ocorre no estacionamento da Prefeitura de Itanhaém, aos sábados, das 8 às 16 horas, na Rua Cunha Moreira, no Centro.

AQUI TEM MULHER RURAL

O governo federal entregou às mulheres rurais o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF). Em 2018, as produtoras da Cidade receberam título que visa identificar a produção feminina, reconhecendo o papel estratégico das mulheres na luta pela garantia da soberania alimentar, promovendo o protagonismo delas no desenvolvimento sustentável.

Conheça os dez municípios premiados:
1. Rio Claro
2. Rancharia