Serviços
acessibilidade



Publicado em: 19/08/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:27
[email protected]

Fundo Social e CAPS AD: parceria que equipou oficina de terapia ocupacional rende frutos

DOAÇÃO - Com o dinheiro arrecadado pelo Baile de Aniversário da Cidade, o Fundo Social adquiriu e doou diversos materiais para as atividades do CAPS



Oficina desperta a criatividade dos pacientes

Compartilhar:

“Aqui é o meu refúgio. Quando chega quinta-feira, eu não vejo a hora de vir para cá”, relata Valério Elias dos Santos sobre o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD). Ele adora artesanato, assim como seus colegas, que frequentam a terapia ocupacional e fazem da oficina um espaço de troca de experiências e descoberta de habilidades. Há pouco tempo, a oficina terapêutica ficou mais equipada, pois o Fundo Social de Solidariedade doou uma diversidade de materiais e, segundo a condutora das atividades, Maria Daniela, quanto mais material, mais técnicas e novas experiências.

 Confira as fotos

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“É um espaço aberto, onde cada um pode desenvolver a atividade da qual mais se identifica. É importante para despertar a criatividade e os fazer descobrir ou retomar os talentos que cada um possui, pois são todos artistas”, explica a terapeuta Maria Daniela. Hamilton Marques da Silva é um dos exemplos, “cria da casa”, o paciente que frequenta o local há pelo menos 6 anos, construiu um tear e é fera na pintura. “Isso tudo é o que ajuda a me afastar do mal. Aqui encontro orientação sem julgamento, desabafo, encontro colegas. Devo muito ao CAPS”, finaliza Hamilton.

Leia mais
Programa Cuidar é pauta em Congresso Internacional sobre Direito e Saúde Mental

DOAÇÃO DO FUNDO SOCIAL

Diferentes tipos de tintas, canetas, quadros, tesouras, colas, fitas adesivas, materiais de tear, caixas, quadros e bandejas de MDF, entre outros. Estes são os materiais que o Fundo Social de Solidariedade doou ao CAPS para o desenvolvimento das atividades do local.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém, Daily Kubagawa Gomes, é uma grande satisfação poder contribuir com este trabalho. Os materiais foram adquiridos com a arrecadação do Baile de Aniversário da Cidade que o órgão promoveu neste ano.

No CAPS AD, Maria Daniela conduz o grupo de terapia ocupacional e diz que foi grande a transformação depois da chegada dos materiais do Fundo Social: “é nossa ferramenta de trabalho, e a diversidade de materiais favorece o grupo, pois dá maior liberdade de escolha aos pacientes”, conclui.

 CAPS AD

O Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD) atua para transformar a vida de pessoas que sofrem com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e drogas, garantindo seus direitos como o de qualquer outro cidadão. O trabalho é desenvolvido por meio de consultas com os especialistas e diferentes oficinas.

Dentre as atividades, os pacientes participam de caminhadas, oficina de teatro, oficina de geração de renda, além de grupos de prevenção a recaídas, grupos terapêuticos, grupos de espiritualidade, de família, de alongamento, de redução de danos, entre outros.


Palavras-chave: , , , ,