Publicado em: 22/08/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:27

Leite materno é essencial para a vida do bebê; seja uma doadora e salve vidas

CESCRIM - O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro

O estoque do posto de leite materno atende crianças que passam por consultas no Cescrim e possuem baixo peso

Você sabia que uma gota de leite desperdiçada faz muita diferença na vida de uma criança que deixou de recebê-la? Se você amamenta e tem leite excedente, um simples ato de amor pode beneficiar e muitas vezes até salvar a vida de diversas crianças: a doação de leite. Em Itanhaém, o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) Paula Vegas conta com posto de coleta de leite humano, local onde as mães recebem toda a orientação sobre como doar leite e o material necessário para esta contribuição.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O leite materno é o alimento mais importante no início do desenvolvimento da imunidade do bebê. Não é a toa que o Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida da criança, além da amamentação continuada até os 2 anos ou mais. “O leite materno é rico em nutrientes que podem afastar infecções e inibir doenças que podem aparecer futuramente”, destaca o secretário de Saúde, Dr. Fábio Crivellari Miranda.

De acordo com a enfermeira e supervisora técnica do Cescrim, Tatiana D Lumena Mello, o estoque do posto de leite humano atende crianças que passam por consultas no Cescrim e possuem baixo peso. Atualmente há uma média de oito doadoras no local: “o número ainda é baixo devido à rotatividade de doadoras, por isso precisamos de mais pessoas para a consolidação de uma boa equipe com cerca de 20 e 30 pessoas, pelo menos para este semestre”, finaliza Tatiana.

Prefeitura abre concurso público para 200 vagas de Agente Comunitário de Saúde

Para doar leite, a mãe deve ir ao Cescrim portando documento de identidade e carteirinha de pré-natal para realizar o cadastro e passar por uma entrevista. Após isso, a mãe receberá as devidas orientações para o processo de coleta e um kit com material que inclui touca, máscara e vidro esterilizado. O Cescrim funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Avenida Tiradentes, 184, no Jardim Mosteiro.

Além disso, é preciso que a mãe atenda alguns requisitos para não prejudicar a saúde dos bebês. São eles:

– Manter hábitos saudáveis, como o não uso do cigarro, álcool e outras drogas;

– Não abusar da automedicação. Na primeira consulta após o parto, o médico é quem deverá avaliar quais remédios poderão ser administrados;

– Não possuir diagnóstico que inclua doenças infectocontagiosas ou que impossibilite a doação.

QUALQUER UM PODE AJUDAR O CESCRIM

Sabia que não são somente as mães que podem ajudar? Qualquer pessoa é capaz de colaborar para que o Cescrim continue salvando vidas. Isso porque o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) Paula Vegas também precisa da doação de potes de vidro com tampa plástica para o armazenamento de leite. Os recipientes podem ser entregues diretamente no Centro.

Palavras-chave: , , ,